Anterior

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: Uma Jornada pela Inclusão e Conscientização

Celebrado em 21 de setembro, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência destaca a importância das mobilizações pela inclusão social e pelo combate ao capacitismo. A luta pelos direitos das pessoas com deficiência remonta a 1948, quando a Declaração Universal dos Direitos Humanos marcou um ponto crucial na defesa dos direitos humanos.

Embora tenha sido oficializado pela Lei nº 11.133 em 2005, o Movimento pelos Direitos das Pessoas com Deficiência (MDPD) já reivindicava essa data desde 1982. Simbolicamente ligada ao início da primavera, essa data representa o constante renascimento e renovação do movimento em favor da inclusão e contra a exclusão social.

De acordo com o Censo 2010 (IBGE), o Brasil tem cerca de 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, representando 23,9% da população. Esses números reforçam a urgência da luta por políticas públicas que garantam a inclusão.

No campo da saúde, a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência estabelece diretrizes fundamentais, como:

  • Promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência (PCDs);
  • Assistência integral à saúde das PCDs;
  • Prevenção de deficiências;
  • Fortalecimento de mecanismos de informação;
  • Organização e funcionamento dos serviços de atenção às PCDs;
  • Capacitação de profissionais.

Em Pernambuco, a Lei nº 14.789 de 1º de outubro de 2012 institui a Política Estadual da Pessoa com Deficiência, que define e conceitua os diversos tipos de deficiência e apresenta princípios e diretrizes para assegurar o respeito, a dignidade e os direitos das PCDs.

A construção de uma sociedade mais justa e inclusiva exige o compromisso coletivo. Reconhecer e valorizar as diferenças, ao invés de segregar, é um passo essencial para essa transformação.