COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
É a Comissão Própria de Avaliação, prevista pela lei federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, do Ministério da Educação. Para atender o disposto no art. 11 da Lei acima citada e as suas próprias necessidades de aperfeiçoamento, a FPS, constituiu a CPA com as funções de coordenar e articular seu processo interno de avaliação. A CPA está cadastrada no INEP e foi composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. Ela atua com autonomia em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.
ATRIBUIÇÕES
De acordo com o artigo 5º do Regimento Interno da CPA\FPS – Concerne à Comissão Própria de Avaliação – CPA da FPS, no cumprimento de suas atribuições:
I. Divulgar de forma ampla a sua composição, objetivos e atividades.
II. Divulgar os documentos que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
III. Promover a realização de reuniões presenciais, remotas ou híbridas, seminários, encontros e debates de sensibilização continuada com os componentes dos diversos setores e segmentos da instituição sobre avaliação institucional e autoavaliação em particular.
IV. Definir grupos de trabalho para o atendimento de necessidades e demandas relacionadas a processos avaliativos advindas dos vários segmentos da instituição.
V. Assessorar e apoiar os grupos de trabalho e setores da instituição no desenvolvimento dos processos avaliativos.
VI. Elaborar o Projeto de Autoavaliação Institucional que contemple: conceituação, objetivos, metodologia, estratégias operacionais, recursos (materiais, financeiros e humanos) e cronograma para a realização das ações de avaliação.
VII. Elaborar os instrumentos de coleta dos dados e definir o plano de análise dos dados.
VIII. Definir o Calendário de Autoavaliação e os recursos materiais e humanos para a operacionalização da autoavaliação: espaço físico, insumos, profissionais (docentes e técnicos) e outros.
IX. Definir e elaborar relatórios de autoavaliação institucional, conforme o Roteiro para elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional (NOTA TÉCNICA INEP/DAES/CONAES Nº65)
X. Realizar reuniões sistemáticas de trabalho presenciais, remotas ou híbridas.
XI. Discutir com a comunidade acadêmica os resultados obtidos.
XII. Publicar as experiências e os resultados finais do processo de autoavaliação.
XIII. Prestar contas das atividades realizadas aos órgãos colegiados superiores da instituição.
XIV. Refletir criticamente acerca do processo avaliativo desenvolvido com vistas à continuidade, à sustentabilidade e à institucionalização do mesmo.
OBJETIVO DAS REUNIÕES
A CPA realiza reuniões entre seus membros, mensalmente, e um fórum anual, com os seguintes objetivos:
- Reconhecer as características organizacionais e operacionais da instituição.
- Identificar e diagnosticar seus problemas.
- Avaliar o projeto acadêmico da Instituição.
- Sugerir propostas a fim de assegurar e aperfeiçoar a qualidade da educação oferecida.
- Prestar contas à sociedade de suas ações
Dimensões Avaliadas
- A missão e o plano de desenvolvimento institucional.
- A política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão.
- A responsabilidade social da instituição.
- A comunicação com a sociedade.
- As políticas de pessoal de carreiras do corpo docente e corpo técnico administrativo.
- A organização e a gestão da Instituição.
- Infra-estrutura física e recursos de apoio.
- Planejamento e avaliação.
- Política de atendimento aos estudantes.
- Sustentabilidade financeira
MEMBROS DA CPA
Coordenação
Reneide Muniz da Silva
Coordenação
Técnico-administrativo
Douglas Carias dos Santos Silva
Técnico-administrativo
Flávia Renata da Silva Albuquerque
Técnico-administrativo
Julianna Cláudia Santos Ramos
Técnico-administrativo
Marcone Barros Maciel
Técnico-administrativo
Marta Maria Severino
Técnico-administrativo
Nahima Brunnelly Rocha de Oliveira
Técnico-administrativo
Rozeval Oliveira da Silva
Técnico-administrativo
SOCIEDADE CIVIL
Fernanda Maria Ribeiro de Alencar
Sociedade Civil
Valderez Ribeiro de Andrade
Sociedade Civil
Discentes
Gleissy Lima Dantas de Oliveira
Discentes - Fisioterapia
Ianka Henmelly de Melo Beltrão
Discentes - Farmácia
Mayra Moura Lima
Discentes - Medicina
Júlia Barroca
Discentes - Nutrição
Rafaela Flôr Capezzera Justo Pinheiro
Discentes - Odontologia
Raiane Lúcia Cruz de Oliveira Torres
Discentes - Psicologia
Thais Gabrielle de Souza Silva
Discentes - Enfermagem
Welyson de Lima Santana
Discentes - Educação Física
Docentes
Deborah Foinquinos Krause
Docente - Psicologia
Enesia Eloyna da Costa Benizio
Docente - Nutrição
Marina Alves Caminha
Docente - Fisioterapia
Mônica Maria Henrique dos Santos
Docentes - Farmácia
Rebeca Luiz de Freitas
Docente - Odontologia
Tatiana Cristina Montenegro Ferreira
Docente - Enfermagem
Vanthauze Marques Freire Torres
Docente - Educação Física
Zelina Barbosa de Mesquita
Docente - Medicina