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COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

É a Comissão Própria de Avaliação, prevista pela lei federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, do Ministério da Educação. Para atender o disposto no art. 11 da Lei acima citada e as suas próprias necessidades de aperfeiçoamento, a FPS, constituiu a CPA com as funções de coordenar e articular seu processo interno de avaliação. A CPA está cadastrada no INEP e foi composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. Ela atua com autonomia em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.

ATRIBUIÇÕES

De acordo com o artigo 5º do Regimento Interno da CPA\FPS – Concerne à Comissão Própria de Avaliação – CPA da FPS, no cumprimento de suas atribuições:

I. Divulgar de forma ampla a sua composição, objetivos e atividades. 

II. Divulgar os documentos que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). 

III. Promover a realização de reuniões presenciais, remotas ou híbridas, seminários, encontros e debates de sensibilização continuada com os componentes dos diversos setores e segmentos da instituição sobre avaliação institucional e autoavaliação em particular. 

IV. Definir grupos de trabalho para o atendimento de necessidades e demandas relacionadas a processos avaliativos advindas dos vários segmentos da instituição. 

V. Assessorar e apoiar os grupos de trabalho e setores da instituição no desenvolvimento dos processos avaliativos. 

VI. Elaborar o Projeto de Autoavaliação Institucional que contemple: conceituação, objetivos, metodologia, estratégias operacionais, recursos (materiais, financeiros e humanos) e cronograma para a realização das ações de avaliação.

 VII. Elaborar os instrumentos de coleta dos dados e definir o plano de análise dos dados. 

VIII. Definir o Calendário de Autoavaliação e os recursos materiais e humanos para a operacionalização da autoavaliação: espaço físico, insumos, profissionais (docentes e técnicos) e outros. 

IX. Definir e elaborar relatórios de autoavaliação institucional, conforme o Roteiro para elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional (NOTA TÉCNICA INEP/DAES/CONAES Nº65) 

X. Realizar reuniões sistemáticas de trabalho presenciais, remotas ou híbridas. 

XI. Discutir com a comunidade acadêmica os resultados obtidos. 

XII. Publicar as experiências e os resultados finais do processo de autoavaliação. 

XIII. Prestar contas das atividades realizadas aos órgãos colegiados superiores da instituição. 

XIV. Refletir criticamente acerca do processo avaliativo desenvolvido com vistas à continuidade, à sustentabilidade e à institucionalização do mesmo.

OBJETIVO DAS REUNIÕES

A CPA realiza reuniões entre seus membros, mensalmente, e um fórum anual, com os seguintes objetivos:

  • Reconhecer as características organizacionais e operacionais da instituição.
  • Identificar e diagnosticar seus problemas.
  • Avaliar o projeto acadêmico da Instituição.
  • Sugerir propostas a fim de assegurar e aperfeiçoar a qualidade da educação oferecida.
  • Prestar contas à sociedade de suas ações

Dimensões Avaliadas

  • A missão e o plano de desenvolvimento institucional.
  • A política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão.
  • A responsabilidade social da instituição.
  • A comunicação com a sociedade.
  • As políticas de pessoal de carreiras do corpo docente e corpo técnico administrativo.
  • A organização e a gestão da Instituição.
  • Infra-estrutura física e recursos de apoio.
  • Planejamento e avaliação.
  • Política de atendimento aos estudantes.
  • Sustentabilidade financeira

MEMBROS DA CPA

Coordenação

Reneide Muniz da Silva

Coordenação

Técnico-administrativo

Flávia Renata da Silva Albuquerque

Técnico-administrativo

Julianna Cláudia Santos Ramos

Técnico-administrativo

Marta Maria Severino

Técnico-administrativo

Nahima Brunnelly Rocha de Oliveira

Técnico-administrativo

Rozeval Oliveira da Silva

Técnico-administrativo

Shirlene Demetrio Pereira

Técnico-administrativo

Victor Nunes de Lima

Técnico-administrativo

SOCIEDADE CIVIL

Fernanda Maria Ribeiro de Alencar

Sociedade Civil

Discentes

Antonela Sophia de Lima Carvalho

Discente - Farmácia

Gleissy Lima Dantas de Oliveira

Discente - Fisioterapia

Mayra Moura Lima

Discente - Medicina

Júlia Barroca

Discente - Nutrição

Rafaela Flôr Capezzera Justo Pinheiro

Discente - Odontologia

Raiane Lúcia Cruz de Oliveira Torres

Discente - Psicologia

Thais Gabrielle de Souza Silva

Discente - Enfermagem

Welyson de Lima Santana

Discente - Educação Física

Docentes

Christiano Jose Kuhl de Paiva

Docente - Medicina

Deborah Foinquinos Krause

Docente - Psicologia

Enesia Eloyna da Costa Benizio

Docente - Nutrição

Marina Alves Caminha

Docente - Fisioterapia

Mônica Maria Henrique dos Santos

Docentes - Farmácia

Rebeca Luiz de Freitas

Docente - Odontologia

Tatiana Cristina Montenegro Ferreira

Docente - Enfermagem

Vanthauze Marques Freire Torres

Docente - Educação Física