Anterior

17 de maio – Dia Estadual e Internacional de Combate à LGBTfobia

O 17 de maio é reconhecido mundialmente como o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia. No Brasil, vários estados, como Pernambuco, também adotaram a data oficialmente como Dia Estadual de Enfrentamento à LGBTfobia, reforçando seu compromisso com os direitos humanos e a diversidade.

A data marca o dia em que, em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID), deixando de tratá-la como transtorno mental. Esse foi um passo decisivo para o reconhecimento da dignidade e dos direitos da população LGBTQIA+ em todo o mundo.

LGBTfobia é o termo que engloba todas as formas de preconceito, discriminação, agressões verbais ou físicas e homicídios motivados pela orientação sexual ou identidade de gênero de uma pessoa. Isso inclui:

• Homofobia (contra gays e lésbicas)

• Transfobia (contra pessoas trans e travestis)

• Bifobia (contra pessoas bissexuais)

• Lesbofobia (contra mulheres lésbicas, com carga misógina)

O dia 17 de maio é um marco de conscientização e luta por direitos. Ele serve para:

• Denunciar a violência sofrida por pessoas LGBTQIA+

• Promover políticas públicas de proteção e inclusão

• Reforçar o combate ao preconceito e à exclusão social

• Incentivar a educação para o respeito à diversidade

Apesar de avanços legais, como o reconhecimento da união homoafetiva e a criminalização da LGBTfobia pelo STF (em 2019), o Brasil segue como um dos países que mais mata pessoas LGBTQIA+ no mundo. A data é, portanto, um chamado à ação para a sociedade civil, o poder público e instituições educacionais.

Pernambuco ocupa uma posição alarmante no cenário nacional em relação à violência contra pessoas LGBTQIA+. Em 2022, o estado registrou 13 assassinatos de pessoas trans e travestis, tornando-se o estado com o maior número de homicídios desse grupo no Brasil. Desde 2017, foram contabilizados 59 homicídios, colocando Pernambuco na sexta posição desse ranking.

Além disso, um estudo realizado em unidades prisionais da Zona da Mata de Pernambuco revelou que 75% das pessoas autodeclaradas gays, travestis e transexuais relataram ter sofrido algum tipo de violência nas unidades prisionais. Desses, 44,4% afirmaram já ter sofrido agressão física, 11,1% sofreram violência sexual e o restante relatou agressões verbais.

A Prefeitura do Recife tem adotado medidas para combater a LGBTfobia e promover a cidadania da população LGBTQIA+. Em 2023, foi lançada uma plataforma no Conecta Recife para facilitar o registro de denúncias de crimes contra a população LGBTI+, permitindo que as queixas sejam feitas de forma identificada ou anônima.

Além disso, a 3ª Semana Municipal de Cidadania LGBTI+, realizada em maio de 2024, ofereceu serviços gratuitos como emissão de documentos, retificação de nome e gênero, serviços de saúde e orientação profissional para a população LGBTI+ em situação de vulnerabilidade.

O Dia 17 de maio serve como um lembrete da necessidade contínua de combater a LGBTfobia e promover a igualdade de direitos para todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero. É fundamental que a sociedade, as instituições e os governantes trabalhem juntos para criar um ambiente mais inclusivo e seguro para a população LGBTQIA+.

Referências

Notícias – Notícia sobre homicídios de pessoas trans em Pernambuco

JC NE10 – Estudo sobre violência contra LGBTQIA+ em presídios de Pernambuco

Diário de Pernambuco – Convocação para a 4ª Conferência Estadual LGBTQIA+

UOL Prefeitura do Recife – Lançamento da plataforma de denúncias de LGBTfobia

3ª Semana Prefeitura do Recife – Informações sobre a 3ª Semana Municipal de Cidadania LGBTI+