Dia Nacional do Surdo – 26 de setembro
Setembro Azul
Dia Nacional do Surdo
Por Leonardo Neves*
Este mês de Setembro é altamente comemorativo para a Comunidade Surda, visto que, é um marco dentro do percurso histórico de lutas e vitórias dos surdos no seio social. Como as pessoas com deficiência eram identificadas pelos nazistas na segunda guerra mundial com uma faixa azul no braço, para as pessoas Surdas, a cor azul, foi escolhida como simbolismo do tempo de opressão vivenciado por elas, mas sobretudo, tornou-se um motivo de orgulho, autenticidade e identidade linguística.
Foi no ano de 1999, através do Doutor Surdo, Paddy Lad, que durante o XIII Congresso Mundial da Federação Mundial de Surdos na Austrália ocorreu a cerimônia da Fita Azul, intitulada como Blue Ribbon Ceremony. O evento trouxe à memória todos os surdos vítimas da opressão.
Já o dia 26 de setembro, no Brasil, foi firmado como o Dia Nacional do Surdo, por meio da Lei de nº 11.796 de 29 de Outubro de 2008. Data essa que foi fundado em 1857, o primeiro Instituto Nacional de Educação de Surdos do país, o INES, onde teve como o seu precursor o surdo Francês, Eduard Huet. O Instituto fica situado na cidade do Rio de janeiro RJ, e quando fundado era chamado de Instituto Imperial dos Surdos-Mudos (IISM), onde o termo foi abolido, visto que Surdez e Mudez são patologias totalmente diferentes.
Outras datas importantes para os Surdos:
6 a 11 de Setembro:
Realizado o Congresso de Milão (1880), onde os Surdos a partir desse momento, ficariam terminantemente proibidos de fazer o uso das Línguas de Sinais no âmbito educacional e utilizaria o método oralista, o que afetaria bruscamente o desenvolvimento social, cognitivo e linguístico da pessoa surda por quase 100 anos.
10 de Setembro
Dia Mundial da Língua de Sinais.
30 de Setembro:
Dia Internacional do Surdo.
Leis importantes conquistadas pela Comunidade Surda:
Lei Nº 10.436 de 24 de abril de 2002 LIBRAS é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão.
Decreto Nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005 regulamenta a inclusão da LIBRAS como disciplina curricular, a formação do professor e instrutor de LIBRAS, o uso da LIBRAS para o acesso a educação, a formação do Tradutor Intérprete de LIBRAS, direito à educação e saúde as pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
Lei N° 12.319 de 1º de setembro de 2005 regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais LIBRAS.
Referências:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10436.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Congresso_de_Mil%C3%A3o
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12319.htm
http://www.maosemmovimento.com.br/setembro-azul/
http://mundodossinais.blogspot.com.br/2011/10/10-de-setembro-dia-mundial-da-lingua-de.html
*Leonardo Neves é intérprete de LIBRAS da Faculdade Pernambucana de Saúde






