Anterior

Conferência Livre dos ODS das Mulheres Pescadoras da Ilha de Deus

No dia 23 de abril, mulheres pescadoras da comunidade Ilha de Deus, no Recife (PE), serão protagonistas da Conferência Livre dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O encontro reunirá lideranças comunitárias, organizações sociais, a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e a Fiocruz com o objetivo de construir propostas alinhadas à Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável.

O evento, organizado pela Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), pela Fiocruz Pernambuco e pela ONG Saber Viver, integra o processo da 1ª Conferência Nacional ODS, a primeira realizada no Brasil com foco exclusivo na Agenda 2030.

Localizada entre os bairros da Imbiribeira e do Pina, na zona sul do Recife, a Ilha de Deus é uma comunidade pesqueira tradicional com aproximadamente dois mil moradores. Inserida no Parque dos Manguezais Josué de Castro, Zona Especial de Proteção Ambiental (ZEPA), o território é formado pelo estuário dos rios Jordão, Tejipió e Pina e tem no manguezal a base de sua subsistência, cultura e resistência histórica.

São as mulheres pescadoras que sustentam grande parte dessa resistência. Além das dificuldades estruturais comuns à comunidade, como a falta de saneamento básico adequado e décadas de conflitos socioambientais provocados pela expansão urbana, elas enfrentam violências de gênero e barreiras no acesso a direitos fundamentais, como a licença-maternidade.

A Conferência surge justamente para dar voz e visibilidade a essas vivências, transformando a escuta ativa em propostas concretas de políticas públicas.

A iniciativa é organizada pelo Centro Educacional Popular Saber Viver, pela Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE), pela Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 (EFA2030/Fiocruz) e pela Poupança Comunitária da Ilha de Deus.

VAo longo do encontro, serão debatidos temas que fazem parte do cotidiano da comunidade, e as propostas construídas coletivamente seguirão para a etapa nacional da 1ª Conferência Nacional ODS. As discussões serão organizadas em quatro eixos: sustentabilidade ambiental; promoção da inclusão social e combate às desigualdades; inovação tecnológica para o desenvolvimento sustentável; e governança participativa.

Além disso, serão disponibilizadas 40 vagas para participação como ouvinte. Os interessados podem se inscrever por meio do formulário:

A realização do evento com as mulheres da Ilha de Deus reafirma o reconhecimento do território como espaço produtor de soluções, narrativas e práticas essenciais para um desenvolvimento sustentável, justo e inclusivo, com as mulheres à frente dessa construção.