Um toque de cuidado faz toda a diferença: Outubro rosa e a importância da prevenção ao câncer de mama

O mês de outubro chegou e com ele, a campanha universal do Outubro Rosa, que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. No Brasil, essa é uma causa de extrema relevância, pois, segundo dados atualizados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que em 2023 serão diagnosticados cerca de 66 mil novos casos da doença no país.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres brasileiras, e sua prevenção é fundamental. Nesse sentido, o autoexame das mamas é uma ferramenta importante, pois permite que as mulheres conheçam melhor seus corpos e identifiquem possíveis alterações. Além disso, a mamografia, indicada a partir dos 40 anos, é essencial para detectar lesões ainda em estágios iniciais, aumentando as chances de cura.

O Outubro Rosa não se limita apenas a vestir a cor, mas sim a conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A detecção precoce da doença aumenta significativamente as chances de tratamento bem-sucedido, tornando essencial que as mulheres realizem consultas regulares com seus médicos e estejam atentas a qualquer sinal de alerta. É uma luta que envolve toda a sociedade, e a informação é a melhor aliada nessa batalha.

A FPS apoia essa causa e promove a saúde através da educação, prática e o cuidado.

Neste Outubro Rosa, é crucial que todas as mulheres se unam nessa causa, realizando o autoexame, consultando seus médicos regularmente e compartilhando informações sobre a importância da prevenção. Juntos, podemos enfrentar o câncer de mama de forma mais eficaz e salvar vidas.

Lembre-se: a conscientização e a prevenção são o nosso melhor escudo contra essa doença.