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Grau
Duração
Modalidade
Turno
Nota MEC
Carga Horária
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O profissional de Nutrição é totalmente capacitado a atuar visando à segurança alimentar e atenção dietética. É ele que atua diretamente no relacionamento de pessoas com os alimentos. Além de promover, manter e recuperar a saúde das pessoas, atua também na prevenção de doenças de indivíduos e grupos populacionais. Planejar, organizar e coordenar programas de alimentação fazem parte de suas atividades.
Já no mercado de trabalho, o nutricionista possui uma ampla área de atuação profissional abrangente que pode exercer a profissão em consultórios, hospitais, escolas, creches, consultorias, home care, SPAs, academias e clubes desportivos, unidades de saúde, ensino, pesquisa, marketing, desenvolvimento de novos produtos e em unidades produtoras de refeições de hotéis e restaurantes.
Reconhecimento de curso – Nutrição – Portaria MEC nº 102 de 28.04.2023 (DOU 02.05.2023)
O curso de Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde tem como proposta a inovação pedagógica através da Aprendizagem Baseada em Problemas, a interprofisisonalidade, a participação ativa dos alunos em situações problema da prática de saúde ao longo de todo curso e a integração de todas as ações do ensino-assistência-pesquisa-extensão, centrada na capacidade da educação permanente, valorizando comportamento ético, humanístico e social. Além disso, nossos estudantes vivenciam atividades práticas nas 3 grandes áreas da nutrição já no início do curso, essas atividades são realizadas no hospital de ensino-IMIP e conveniados, com supervisão de preceptores e docentes da faculdade. As atividades de vivência da prática profissional são desenvolvidas do 1º ao 5º período do curso, inserindo nossos estudantes desde o início do curso em cenários reais de prática, e nos dois últimos períodos do curso, o estudante vivencia o estágio curricular supervisionado obrigatório, todas perpassando pelas três principais áreas de atuação do nutricionista.
Formar o Nutricionista generalista com competências voltadas às ciências da nutrição e áreas afins, com papel preponderante na prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, em nível individual e coletivo, na perspectiva doutrinária do desenvolvimento humano voltado ao exercício pleno da cidadania, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.
O Curso de Graduação em Nutrição da FPS possui uma metodologia diferenciada pois é centrado no estudante como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador e mediador do processo ensino-aprendizagem.
O currículo está organizado em quatro áreas temáticas:
- Nutrição e desenvolvimento saudável;
- Nutrição no processo saúde-doença;
- Qualidade dos alimentos;
- Ética na gestão, ensino e pesquisa.
- Laboratório de Comunicação I, II, III (Simulações de atendimento nutricional, Libras e Comunicação do profissional)
- Laboratório de Anatomia Modelos I e II
- Laboratório de Anatomia Imagem I e II
- Laboratório de Práticas nutricionais I e II
- Laboratório de Semiologia e Avaliação Nutricional I (Materno Infantil)
- Laboratório de Semiologia e Avaliação Nutricional II (Adulto e Idoso)
- Laboratório de Análise Microbiológica
- Laboratório de Nutrição Enteral e Lactário
- Laboratório de Técnica Dietética
- Laboratórios de Sustentabilidade e Análise Sensorial
- Laboratório de Análises Fisico-química
- Laboratório de Tecnologia dos Alimentos
- Laboratório de Recursos Digitais
- Laboratório de Metodologia da Pesquisa
- Laboratório de Competências Emocionais para o Mercado de Trabalho
- Laboratórios de Nutrição e Comportamento Alimentar
- Laboratório de Inovação e Empreendedorismo
Na atividade de vivência de prática profissional, início do curso até o 5º período, essas atividades inserem os estudantes nos cenários reais de inserção do profissional nutricionista, onde inicialmente acontecem de forma observacional, com aumento do seu nível de complexidade à medida que o estudante vai progredindo de período e cenário de prática. As grandes áreas de atuação do nutricionista, preconizadas nas DCNs do curso (saúde coletiva, nutrição clínica e Unidade de Alimentação e Nutrição – UAN) são atendias nesse contexto de vivência, permitindo assim que o estudante vivencie situações reais da atuação profissional antes de cursar o estágio curricular obrigatório no final do curso.
O estágio supervisionado é vivenciado pelo nosso estudante no 7º e 8º períodos do curso, essa atividade não se configura como uma disciplina isolada nem como a parte prática do que foi trabalhado na “teoria”, mas como parte inerente do projeto de articulação ensino/trabalho abrangendo as três áreas de atuação do nutricionista (clínica, social e Unidade de Alimentação e Nutrição), visto que essa vivência do estudante nos cenários de prática, que o profissional nutricionista está inserido, são vivenciados por nossos estudantes de forma transversal desde o 1º período do curso, nas atividades de Vivência da Prática profissional proporcionando aos mesmos que consigam perceber precocemente na sua vida acadêmica a aplicação e articulação da teoria com a prática de forma multiprofissional.
A Pesquisa na FPS, realizada de modo indissociável com o Ensino e a Extensão, permeia todos os níveis de ensino e tem por objetivo a produção do conhecimento, o desenvolvimento do espírito crítico e do pensamento analítico. Visa a formação do cidadão profissional empreendedor/inovador e à melhoria da qualidade de vida da população. Envolve Responsabilidade Social como eixo articulador das atividades de ensino e de extensão, propiciando o fluxo teoria-prática; a iniciação científica como ferramenta privilegiada no desenvolvimento do processo investigativo, analítico e crítico para o discente de graduação; a produção e disseminação do conhecimento técnico-científico com o desenvolvimento de habilidades na comunicação das informações decorrentes das pesquisas em eventos científicos; e incentiva a criação, desenvolvimento e a consolidação de Grupos de Pesquisa no desenvolvimento de programas de pós-graduação.
A política de pesquisa da FPS tem como objetivos:
- Articulação entre as atividades de iniciação à pesquisa científica com a formação profissional prevista nos projetos pedagógicos dos cursos.
- Incentivar e apoiar permanentemente à participação de estudantes em processo de seleção de órgãos de fomento à pesquisa.
- Estimular ao aumento progressivo da produção científica e tecnológica.
- Estabelecer e ampliar convênios com instituições de pesquisa nacionais e internacionais.
- Estreitar a relação com os diversos órgãos de fomento à Pesquisa.
- Estimular o aumento de projetos submetidos às agências de fomento.
A política de pesquisa da FPS se ancora na percepção de que a investigação científica não é somente um instrumento de fortalecimento do ensino, mas também, e, sobretudo, é um meio de renovação do conhecimento, reconhecendo no desenvolvimento da investigação científica um valioso instrumental pedagógico.
A FPS enquanto instituição acadêmica, assumiu o compromisso do fazer científico entendendo que a Extensão é indissociável a esse processo inserindo em sua política o olhar democrático e humanizado que a Extensão proporciona.
As atividades de Extensão da FPS são realizadas dentro das oito áreas temáticas que o MEC orienta. São elas: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia e produção e trabalho. Entre programas, projetos, oficinas e cursos a FPS possui atualmente vinte atividades de Extensão além do Fórum realizado anualmente que tem por objetivo propagar a importância da troca de saberes!
Clique aqui e conheça as atividades de extensão da FPS.
- Vestibular Online
- Vestibular presencial
- Nota do ENEM
- PROUNI
- FIES
- FORMASUS
- Transferência externa
- Portador de Diploma
A FPS oferece cursos com o propósito de apoiar o discente na superação de possíveis barreiras ao seu aprendizado, a esses cursos se convencionou chamar de “nivelamento”, mas a partir do nosso referencial pedagógico, desejamos com a oferta deles, potencializar a capacidade de aprendizagem dos nossos estudantes, valorizando o seu conhecimento prévio e a sua capacidade de modificar um perfil inicial.
História da Filosofia | 40h |
Oficinas Literárias | 40h |
História da Arte | 40h |
Inovação e Empreendedorismo | 40h |