Anterior

Grau

Bacharelado

Duração

4 anos

Modalidade

Presencial

Turno

Manhã

Nota MEC

5

Carga Horária

3.795h

O profissional de Nutrição é totalmente capacitado a atuar visando à segurança alimentar e atenção dietética. É ele que atua diretamente no relacionamento de pessoas com os alimentos. Além de promover, manter e recuperar a saúde das pessoas, atua também na prevenção de doenças de indivíduos e grupos populacionais. Planejar, organizar e coordenar programas de alimentação fazem parte de suas atividades. 

Já no mercado de trabalho, o nutricionista possui uma ampla área de atuação profissional abrangente que pode exercer a profissão em consultórios, hospitais, escolas, creches, consultorias, home care, SPAs, academias e clubes desportivos, unidades de saúde, ensino, pesquisa, marketing, desenvolvimento de novos produtos e em unidades produtoras de refeições de hotéis e restaurantes.  

Reconhecimento de curso – Nutrição – Portaria MEC nº 102 de 28.04.2023 (DOU 02.05.2023) 

O curso de Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde tem como proposta a inovação pedagógica através da Aprendizagem Baseada em Problemas, a interprofisisonalidade, a participação ativa dos alunos em situações problema da prática de saúde ao longo de todo curso e a integração de todas as ações do ensino-assistência-pesquisa-extensão, centrada na capacidade da educação permanente, valorizando comportamento ético, humanístico e social. Além disso, nossos estudantes vivenciam atividades práticas nas 3 grandes áreas da nutrição já no início do curso, essas atividades são realizadas no hospital de ensino-IMIP e conveniados, com supervisão de preceptores e docentes da faculdade. As atividades de vivência da prática profissional são desenvolvidas do 1º ao 5º período do curso, inserindo nossos estudantes desde o início do curso em cenários reais de prática, e nos dois últimos períodos do curso, o estudante vivencia o estágio curricular supervisionado obrigatório, todas perpassando pelas três principais áreas de atuação do nutricionista. 

Formar o Nutricionista generalista com competências voltadas às ciências da nutrição e áreas afins, com papel preponderante na prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, em nível individual e coletivo, na perspectiva doutrinária do desenvolvimento humano voltado ao exercício pleno da cidadania, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural. 

O Curso de Graduação em Nutrição da FPS possui uma metodologia diferenciada pois é centrado no estudante como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador e mediador do processo ensino-aprendizagem. 

O currículo está organizado em quatro áreas temáticas: 

  • Nutrição e desenvolvimento saudável;
  • Nutrição no processo saúde-doença; 
  • Qualidade dos alimentos;
  • Ética na gestão, ensino e pesquisa.
  • Laboratório de Comunicação I, II, III (Simulações de atendimento nutricional, Libras e Comunicação do profissional) 
  • Laboratório de Anatomia Modelos I e II 
  • Laboratório de Anatomia Imagem I e II 
  • Laboratório de Práticas nutricionais I e II 
  • Laboratório de Semiologia e Avaliação Nutricional I (Materno Infantil) 
  • Laboratório de Semiologia e Avaliação Nutricional II (Adulto e Idoso) 
  • Laboratório de Análise Microbiológica 
  • Laboratório de Nutrição Enteral e Lactário  
  • Laboratório de Técnica Dietética 
  • Laboratórios de Sustentabilidade e Análise Sensorial 
  • Laboratório de Análises Fisico-química 
  • Laboratório de Tecnologia dos Alimentos 
  • Laboratório de Recursos Digitais 
  • Laboratório de Metodologia da Pesquisa 
  • Laboratório de Competências Emocionais para o Mercado de Trabalho 
  • Laboratórios de Nutrição e Comportamento Alimentar 
  • Laboratório de Inovação e Empreendedorismo 

Na atividade de vivência de prática profissional, início do curso até o 5º período, essas atividades inserem os estudantes nos cenários reais de inserção do profissional nutricionista, onde inicialmente acontecem de forma observacional, com aumento do seu nível de complexidade à medida que o estudante vai progredindo de período e cenário de prática. As grandes áreas de atuação do nutricionista, preconizadas nas DCNs do curso (saúde coletiva, nutrição clínica e Unidade de Alimentação e Nutrição – UAN) são atendias nesse contexto de vivência, permitindo assim que o estudante vivencie situações reais da atuação profissional antes de cursar o estágio curricular obrigatório no final do curso. 

O estágio supervisionado é vivenciado pelo nosso estudante no 7º e 8º períodos do curso, essa atividade não se configura como uma disciplina isolada nem como a parte prática do que foi trabalhado na “teoria”, mas como parte inerente do projeto de articulação ensino/trabalho abrangendo as três áreas de atuação do nutricionista (clínica, social e Unidade de Alimentação e Nutrição), visto que essa vivência do estudante nos cenários de prática, que o profissional nutricionista está inserido, são vivenciados por nossos estudantes de forma transversal desde o 1º período do curso, nas atividades de Vivência da Prática profissional proporcionando aos mesmos que consigam perceber precocemente na sua vida acadêmica a aplicação e articulação da teoria com a prática de forma multiprofissional. 

A Pesquisa na FPS, realizada de modo indissociável com o Ensino e a Extensão, permeia todos os níveis de ensino e tem por objetivo a produção do conhecimento, o desenvolvimento do espírito crítico e do pensamento analítico. Visa a formação do cidadão profissional empreendedor/inovador e à melhoria da qualidade de vida da população. Envolve Responsabilidade Social como eixo articulador das atividades de ensino e de extensão, propiciando o fluxo teoria-prática; a iniciação científica como ferramenta privilegiada no desenvolvimento do processo investigativo, analítico e crítico  para o discente de graduação; a produção e disseminação do conhecimento técnico-científico com o desenvolvimento de habilidades na comunicação das informações decorrentes das pesquisas em eventos científicos; e incentiva a criação, desenvolvimento e a consolidação de Grupos de Pesquisa no desenvolvimento de programas de pós-graduação. 

A política de pesquisa da FPS tem como objetivos:

  • Articulação entre as atividades de iniciação à pesquisa científica com a formação profissional prevista nos projetos pedagógicos dos cursos.  
  • Incentivar e apoiar permanentemente à participação de estudantes em processo de seleção de órgãos de fomento à pesquisa.  
  • Estimular ao aumento progressivo da produção científica e tecnológica.  
  • Estabelecer e ampliar convênios com instituições de pesquisa nacionais e internacionais.  
  • Estreitar a relação com os diversos órgãos de fomento à Pesquisa.  
  • Estimular o aumento de projetos submetidos às agências de fomento.  

A política de pesquisa da FPS se ancora na percepção de que a investigação científica não é somente um instrumento de fortalecimento do ensino, mas também, e, sobretudo, é um meio de renovação do conhecimento, reconhecendo no desenvolvimento da investigação científica um valioso instrumental pedagógico. 

A FPS enquanto instituição acadêmica, assumiu o compromisso do fazer científico entendendo que a Extensão é indissociável a esse processo inserindo em sua política o olhar democrático e humanizado que a Extensão proporciona.  

As atividades de Extensão da FPS são realizadas dentro das oito áreas temáticas que o MEC orienta. São elas: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia e produção e trabalho. Entre programas, projetos, oficinas e cursos a FPS possui atualmente vinte atividades de Extensão além do Fórum realizado anualmente que tem por objetivo propagar a importância da troca de saberes! 

Clique aqui e conheça as atividades de extensão da FPS.

  • Vestibular Online 
  • Vestibular presencial 
  • Nota do ENEM 
  • PROUNI 
  • FIES 
  • FORMASUS 
  • Transferência externa 
  • Portador de Diploma 

A FPS oferece cursos com o propósito de apoiar o discente na superação de possíveis barreiras ao seu aprendizado, a esses cursos se convencionou chamar de “nivelamento”, mas a partir do nosso referencial pedagógico, desejamos com a oferta deles, potencializar a capacidade de aprendizagem dos nossos estudantes, valorizando o seu conhecimento prévio e a sua capacidade de modificar um perfil inicial. 

Curso de Linguagem

Escrita e Produção Acadêmica

Curso de Inglês

 

História da Filosofia 

40h 

Oficinas Literárias 

40h 

História da Arte 

40h 

Inovação e Empreendedorismo 

40h 

 

COORDENAÇÃO

NUTRIÇÃO - FABRICIA PADILHA

Fabrícia Padilha

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO