I Seminário Internacional sobre Desigualdade e Saúde da Criança

No dia 3 de novembro, o IMIP vai promover o I Seminário Internacional sobre Desigualdade e Saúde da Criança. Importantes pesquisadores do Brasil e do mundo discutirão questões referentes à evolução e perspectivas das pesquisas em saúde da criança. Entre tantos assuntos, serão discutidos temas como economia, direito, saúde pública, demografia, epidemiologia e pediatria social. Espera- se que, com esse encontro, aumente a colaboração entre os pesquisadores brasileiros e os demais membros da rede.

A realização do Seminário abre uma oportunidade para a discussão de temas de relevância local e global. Serão conferencistas os Prof. Drs.: Nicholas Spencer (Professor Emérito de Saúde da Criança, Escola de Estudos Sociais e de Saúde, Universidade de Warwick, Inglaterra), Yehuda Benguigui (OPAS, Washington, EUA), Lucie Laflamme (Instituto Karolinska, Estocolmo, Suécia), Katie Pickett (Universidade de York, Inglaterra), Michael Kramer (Universidade McGill, Montreal, Canadá), Malaquias Batista Filho (Líder de Grupo em Nutrição do IMIP, Recife, PE); Aluisio Barros (docente do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia -UFPel, Pelotas, RS e Membro do Comitê Assessor de Saúde e Nutrição do CNPq), Leonor Pacheco (Diretora do DECIT/Ministério da Saúde do Brasil, Brasília, DF) e Maria do Carmo Leal (Vice-Presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Rio de Janeiro, RJ).

O I Seminário sobre Desigualdade e Saúde da Criança é aberto ao público e será realizado no Espaço Ciência e Cultura – IMIP, das 08 às 17 horas. Na ocasião, haverá uma mesa redonda especial sobre “Mortalidade na Infância e Desigualdade em Saúde da Criança: uma visão das Américas”, celebrando o 40º aniversário da participação do IMIP na importante Investigação Interamericana de Mortalidade na Infância. Serão ainda discutidos temas como: “Geopolítica da Desigualdade”, “Determinantes Sociais da Saúde da Criança”, “Gradientes sociais e saúde da criança: vias e mecanismos, “Peso ao nascer: vias biopsicossociais e “Impacto da pobreza durante a infância no ciclo vital”.

Inscrições para o I Seminário Internacional sobre Desigualdade e Saúde da Criança
Dia 03 de novembro
Espaço Ciência e Cultura
Das 08 às 17 horas
Mais informações no telefone 81 2122.4702, com Zefinha, e pesquisa@imip.org.br

* As fichas de inscrições deverão ser preenchidas na Secretaria da Diretoria de Pesquisa.

Inscrição Até o dia 22/10/10
Participante externo R$60,00