Anterior

Dia Mundial de Combate a AIDS

A Assembléia Mundial de Saúde, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu a data de 1º de dezembro. A decisão foi tomada em outubro de 1987. No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministro da Saúde.

A cada ano, diferentes temas são abordados, destacando importantes questões relacionadas à doença. Em 1990, por exemplo, quando a Aids ainda era mais disseminada entre os homens, o tema foi "A Aids e a Mulher". Em 1997, foi a vez de as crianças infectadas serem lembradas. A importância da família e da união de forças também já foram destacadas como importantes aliados da luta contra a Aids.

Várias ações marcam o Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado nesta quarta-feira (1°). No Recife, a Prefeitura realiza um evento na Praça da UR-02, no Ibura, Zona Sul. No local, ocorrerá um ciclo de palestras e testagem rápida de HIV. Cerca de 50 profissionais estão envolvidos na ação, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes de saúde ambiental e agentes comunitários de saúde.