Anterior
CAAIS-SALAS-0K

A Educação Interprofissional (EIP) vem sendo discutida, ao longo dos últimos trinta anos, como forma de incentivar novas relações entre os profissionais de saúde e usuários/paciente, por meio da colaboração e, consequentemente, melhorar os serviços de saúde.

O Center For The Advancement Of Interprofessional Education – CAIPE, incentiva e apoia a Educação Interprofissional no Reino Unido, defendendo que a “Educação Interprofissional ocorre quando duas ou mais profissões aprendem com, para e sobre a outra, para melhorar a colaboração e a qualidade dos cuidados”.

A Educação Interprofissional almeja criar, no processo de aprendizagem, condições para melhorar as relações entre diferentes profissionais e estudantes, superando a dificuldade histórica de comunicação, possibilitando a formação de futuros profissionais aptos a trabalharem de forma colaborativa, na atenção à saúde das pessoas. A EIP se constitui, como proposta de superação do modelo de formação, pautado na perspectiva multiprofissional ou uniprofissional, com limitações para atender às demandas que emergem no contexto atual.

O trabalho interprofissional e colaborativo enfrenta várias barreiras e desafios, dentre eles, está a necessidade logística; a importância de um planejamento rigoroso; os recursos para a obtenção dos resultados esperados; a reforma nas matrizes curriculares, na medida em que estão organizados, a partir formação específica de cada profissão; a cultura atual que reforça os limites profissionais, o diálogo e interação entre as diferentes categorias profissionais. 

Importante enfatizar que em 2022 foi realizada reforma curricular dos cursos para incorporação da EIP e, a partir do primeiro semestre de 2023, foram iniciadas as tutorias da Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) interprofissionais com todos os cursos. 

O CAAIS

capa-caais-site-0k--

O Centro de Atenção e Aprendizagem Interprofissional em Saúde (CAAIS), tem como objetivo planejar, sistematizar, acompanhar, avaliar, elaborar evidências científicas e indicadores de processo e de resultado da adoção da educação interprofissional em saúde. Tendo iniciado suas atividades em agosto de 2022, contando com docentes de cinco dos oito cursos existentes. Atualmente a equipe está composta por 24 docentes de todos os cursos.

Sua estrutura física está distribuída em dois pisos contendo: 02 recepções com capacidade para mais de 100 pessoas; 03 salas de reuniões cada uma com capacidade para 30 pessoas; 07 salas para consultas interprofissionais; 02 salas para acolhimento interprofissional; 02 salas de debriefing com capacidade para 30 estudantes; 01sala de coordenação; 01copa; 01arquivo; 01 DML; 03 sanitários femininos e 03 masculinos.

Os atendimentos são destinados a uma comunidade em vulnerabilidade social localizada no entorno da FPS. Com um ano de funcionamento já realizou mais 2.100 atendimentos aos usuários e, mais de 3.500 estudantes tiveram o CAAIS como cenário de prática interprofissional.

Confira abaixo os documentos sobre a Educação Interprofissional e o CAAIS:

COORDENAÇÃO

Reneide Muniz