Projeto de Extensão e Responsabilidade Social Chama a FPS

ATENÇÃO INSCRITOS NA TURMA B DO MINICURSO DO PROJETO CHAMA FPS

Clique aqui e confira a lista dos inscritos.

Datas das aulas: 18/08, 25/08, 01/09 e 08/09 – horário: 8:30 as 10:30

Link da sala: https://fps-edu.webex.com/meet/extensao

Clique aqui e confira a lista de inscritos na turma A

É com muita satisfação que estamos reiniciando as atividades do Projeto de Extensão e Responsabilidade Social Chama a FPS. Com o cenário atual foram necessários alguns ajustes estratégicos e desta forma estamos com a proposta de encontros virtuais. As atividades abordadas pelo Projeto serão ofertadas ao longo do semestre e o público alvo poderá participar de acordo com seu interesse em cada atividade.

Contamos com a presença de todos e todas e temos a certeza de que serão momentos enriquecedores. Venha participar você também!!

INFORMAÇÕES GERAIS

A primeira atividade que vamos oferecer é um minicurso de extensão como forma de seguir uma sequência de aprendizado e trocas para estudantes de graduação do ensino superior e profissionais da saúde.

Serão 4 encontros com uma mesma turma nas quartas-feiras a tarde e 4 encontros com uma outra turma nas terças-feiras manhã. (Vide abaixo)

Conteúdo da proposta:

Violência e Bullying – (Conceitos, tipos, mecanismos, identificação na prática, formas de auxílio, prevenção e desfechos)
Ansiedade – (Conceito, fisiopatologia, prevalência, tipos, diagnóstico, identificação na prática, formas de auxílio, prevenção e desfechos)
Depressão – (Conceito, fisiopatologia, prevalência, tipos, diagnóstico, identificação na prática, formas de auxílio, prevenção e desfechos)
Suicídio – (Conceito, prevalência, fatores de risco e predisponentes, identificação na prática dos fatores de risco e predisponentes, formas de auxílio, prevenção e desfechos)
Uso e abuso de Álcool e outras drogas – (Conceito, prevalência, fatores de risco e predisponentes, identificação na prática, formas de auxílio, prevenção e desfechos)
Suporte Básico de Vida (SBV) – (Avaliação do local e do paciente, Reconhecimento de uma parada cardiopulmonar, reconhecimento de uma situação de sufocamento, Manobras de Reanimação cardiopulmonar, Manobras de desengasgo, formas de acionar e tipos de auxílio externo, trotes aos serviços de socorro).

Público alvo: estudantes de graduação e profissionais da saúde.

Resultados esperados:

Espera-se que após os encontros o participante tenha condições de reconhecer, prestar os primeiros socorros ou presumir um diagnóstico, conduzir de forma eficaz o caso no que compete sua condição de estudante ou profissional de saúde, realizar com qualidade os encaminhamentos necessários para o caso em tela, saber orientar as possibilidades de prevenção relacionados ao agravo.

Inscrições

O candidato poderá se inscrever em apenas uma turma. No caso de identificarmos a inscrição em mais de uma turma, será considerada apenas a primeira inscrição, ou seja, a turma que o candidato se inscreveu primeiro.

Data: 10 a 17 de julho.
Aqui no site da FPS.

Turma A

Turma B

Vagas/data e horário das aulas:

Turma A: 100 vagas.

Data das aulas: 22/07, 29/07, 05/08 e 12/08 – horário: 14:30 as 16:30.

Turma B: 100 vagas.

Data das aulas: 18/08, 25/08, 01/09, 08/09 – horário: 8:30 as 10:30.

Acesso as aulas:

Clique aqui para acessar a sala.

CERTIFICAÇÃO

Os certificados serão validados com carga-horária total de 8h.

Os certificados serão emitidos pela secretaria acadêmica e disponibilizados após retorno presencial das aulas e deverão ser retirados na secretaria acadêmica da FPS.

Terá direito ao certificado o participante que estiver com o registro da atividade pelo docente e cumprir a carga-horária mínima do curso de 3 encontros por turma além de apresentar o trabalho de conclusão do curso.

Os casos não previstos serão avaliados pela coordenação de Extensão e Coordenação do Projeto.

Mais informações: roselia.vasconcelos@fps.edu.br