Inclusão e acessibilidade na FPS – Saiba a importância do Dia Nacional da Acessibilidade

No dia 05 de dezembro é celebrado o Dia Nacional da Acessibilidade. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o termo acessibilidade é a “possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia, de edificações, espaços, mobiliários, vias públicas, equipamentos urbanos e transporte coletivo.”

A Lei nº 10.098, criada no início do ano 2000, é a primeira voltada totalmente para a acessibilidade. A data tem como objetivo favorecer a conscientização e estimular uma ação proativa em direção à construção de uma sociedade inclusiva solidária, que possibilite igualdade de oportunidades.

Esta lei estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação.

A FPS contribui com a acessibilidade de profissionais, estudantes e visitantes da instituição a partir de diversas estruturas próprias para as devidas necessidades. São rampas, elevadores, portas com sinalização em Braille (placas), banheiros acessíveis, chão tátil, sala de recursos multifuncionais, cadeira de rodas e disponibilidade de intérprete de LIBRAS e apoio psicopedagógico.