Docente de Medicina defende tese na Universidade de Maastricht

A docente de Medicina da FPS e obstetra do IMIP, Brena Melo, defendeu a tese “Simulation Design Matters: Improving Obstetrics Training Outcomes”, na Universidade de Maastricht, na Holanda. O estudo da médica, que foi orientada por Cees Van der Vleuten e Jeroen van Merriënboer, é voltado para a área de educação em saúde, com foco em simulação através do Design Instrucional.

“Quis pensar formas de educação médica sem me afastar da clínica; por isso, resolvi fazer um estudo sobre simulação, sobretudo em como usá-la de forma eficiente do ponto de vista cognitivo”, disse. De acordo com a médica, essa prática tem crescido bastante no mundo inteiro, sendo o orientador dela, Jeroen van Merriënboer, um dos precursores em como usar teorias do Design Instrucional, considerado hoje um dos grandes recursos de tecnologia na educação.

A escolha do tema em hemorragia pós-parto se deu pelo fato desta ser uma das razões que mais mata mulheres em todo mundo, especialmente em países em desenvolvimento. “A maioria das mortes está associada à falha de manejo e isso o treinamento poderá ajudar”, afirmou Dra. Brena, que realizou vários treinamentos no IMIP e em outros hospitais de Pernambuco.

O design instrucional é um recurso de planejamento destinado a garantir o desenvolvimento de atividades de aprendizagem de forma sistemática e coerente. Por seu intermédio, é possível estabelecer os princípios, os objetivos e os métodos de ensino mais adequados à intervenção pretendida. Para tanto, é necessária a aplicação de modelos de análise que permitam identificar, tipificar e resolver os problemas que interferem no desempenho.
A tese de Brena Melo deu origem ao livro publicado pela Universidade: Simulation Design Matters: Improving Obstetrics Training Outcomes. O doutorado é resultado de um convênio entre a universidade holandesa, o IMIP e a FPS.

Fonte: www.imip.org.br