Comunicado – Retorno das Atividades Presenciais na FPS (2022.1)

A pandemia da COVID-19 tem se mostrado um constante desafio. O Brasil estava até dezembro de 2021 com uma curva descendente de forma mantida, tanto em relação ao número de casos novos,  como de hospitalizações.

O avançar da imunização,  com cerca de mais de 70% da população brasileira com duas doses da vacina contribuiu,  de forma decisiva, para este cenário.

Infelizmente,  em novembro de 2021, foi identificada na África do Sul uma nova variante de preocupação – a Ômicron. Esta variante apresenta como característica uma elevada transmissibilidade, o que levou a um aumento significativo de casos em todo mundo, embora com um aspecto clínico de doença leve nos pacientes vacinados, especialmente aqueles com três doses, como os profissionais e estudantes da área de saúde.

As experiências prévias na África do Sul, Reino Unido, Canadá e Austrália comprovam que a variante apresenta comportamento epidemiólogo similar, com aumento expressivo de casos em cerca de quatro semanas, ocorrendo depois o início de   seu processo de desaceleração.

No Brasil, nas próximas duas semanas, é provável que o aumento de casos novos atinja seu platô,  para que a seguir seja observado o declínio da curva.

Neste período precisamos adotar medidas “Vacinne-plus”, orientadas pela OMS, como testagem em massa, uso de máscaras de melhor qualidade (como a PFF2) e isolamento dos doentes,  para otimizar os resultados positivos obtidos com a vacinação.

Para garantir o retorno das atividades acadêmicas com maior segurança, de acordo com os dados científicos, a Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS optou por postergar o início das atividades presenciais para o dia 14 de fevereiro, alinhada com todas as demais medidas de proteção.