Alunos da FPS realizam campanha de prevenção à Leptospirose

Nesta quinta-feira (19), os alunos de Medicina da FPS realizam uma campanha de prevenção à Leptospirose, uma zoonose que ocorre no mundo inteiro e que é causada principalmente pela urina do rato e tem maior proliferação nas épocas de chuva.  “As chuvas e alagamentos que atingiram o estado nas últimas semanas trouxeram diversos perigos à saúde da população e despertaram em nós, estudantes de medicina, a necessidade de alertar a população para prevenir o contato desnecessário com a água contaminada.” Afirma a estudante de Medicina Ana Carolina Paschoal. A campanha acontece durante os turnos da manhã e tarde em praças e escolas do ensino público.

Segundo a aluna Carolina Farias do 1º período de Medicina, a campanha é de suma importância à população, pois a Leptospirose é uma doença bacteriana, disseminada pela urina do rato em contato com a pele e causa vários sintomas como febre, cansaço, dores musculares e pele amarelada. "A doença pode levar a morte em 10% dos casos" lembra a aluna.

Quem entrar em contato com água de enchentes deve primeiramente, tomar um banho e lavar bem as mãos e o rosto. Caso algum alimento entre em contato com a água contaminada, o mesmo deve ser descartado, pois torna-se impróprio para o consumo. Os sintomas da doença podem aparecer dentro de um intervalo que vai de 48 horas a até 12 dias, dependendo do tempo de exposição à água contaminada e ao grau de concentração dos contaminantes. Em caso de exposição de algum desses sintomas é recomendado a procura de um médico ou a ida ao posto de saúde. A automedicação deve ser evitada.

A ação é uma realização da IFMSA e conta com o apoio da Faculdade Pernambucana de Saúde.

Em caso de enchentes e inundações, quais os cuidados devem ser tomados para a prevenção da doença?

1 – Em caso de inundações, evitar a exposição desnecessária à água ou à lama.

2 – Descartar alimentos que entraram em contato direto com água de enchentes e que não possam ser fervidos.

3 – Após o término da inundação, limpar a casas com uma mistura de água e água sanitária na seguinte proporção: para cada balde de 20 litros de água, adicionar quatro xícaras de água sanitária. A limpeza deve ser feita com luvas e botas de borracha, evitando o contato direto com a água ou com a lama.

4 – Em casos de suspeita da contaminação da água que está sendo ingerida, a orientação é adicionar duas gotas de água sanitária em cada litro de água e aguardar 30 minutos antes do consumo. Outra recomendação é fazer a limpeza da caixa d'água.

5 – Acondicionar o lixo domiciliar em sacos plásticos fechados ou latões com tampa. Se não houver serviço de coleta, deve ser escolhido um local adequado para o destino final do lixo que permita o aterramento ou a incineração periódica. O acúmulo de lixo e entulho em quintais e terrenos baldios leva à proliferação de ratos. O despejo de lixo em córregos ou rios facilita a ocorrência de inundações.