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Grau

Bacharelado

Duração

5 anos

Modalidade

Presencial

Turno

Integral

Nota MEC

5

Carga Horária

4.110h

A inovação é uma marca do curso de Odontologia da FPS, reconhecida pelo conceito máximo obtido no processo de autorização de funcionamento. O estudante tem a oportunidade de vivenciar durante a graduação diversos cenários de aprendizagem nas áreas das Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Odontológicas. 

O egresso sairá com formação ética, humana, crítica, técnica e consciente do seu papel social, enquanto cirurgião-dentista. 

Áreas de atuação 

O cirurgião-dentista pode atuar tanto na área de clínica odontológica, quanto em atividades profissionais nos segmentos da gestão, ensino e pesquisa. 

A carreira profissional requer compromisso com a formação continuada e pode ser: 

  • Odontólogo ou gestor na rede de saúde do Serviço Único de Saúde (SUS), como: Unidades básicas de saúde (UBS/PSF), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), Hospitais; 
  • Autônomo ou contratado em consultórios e/ou clínicas odontológicas do segmento privado; 
  • Gestor de empresas na área de odontologia, como clínicas, planos de saúde, clínicas radiológicas, indústrias e lojas de produtos odontológicos; 
  • Gestor, Administrador, Consultor, Perito ou Auditor de Organizações Públicas ou Privadas em Saúde; 
  • Docente em instituições de ensino públicas e privadas: nível técnico, graduação e pós-graduação; 
  • Pesquisador em instituições de pesquisa ou ensino superior; 
  • Odontólogo nas forças armadas, polícia militar e bombeiros. 

Ato Autorizativo: Portaria MEC nº292 de 18/06/2019 (Publicada no D.O.U. 26/06/2019, Seção 1, pág.82) 

O curso de Odontologia da FPS ocorre de forma presencial, no turno integral, com 4.110h, integralização mínima de 5 anos e máxima de 8 anos. As atividades teóricas e práticas em laboratórios e na Clínica Odonto FPS são desenvolvidas no campus localizado na cidade do Recife. A FPS tem convênio para práticas diversificadas, por exemplo, a Rede do Sistema Único de Saúde, o Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP, o Centro de Atenção e Aprendizagem Interprofissional (CAAIS), o Centro de Simulações (CSim), entre outros. 

Apresenta diferencial inovador, dentre todas as graduações atualmente existentes na região, devido a: 

  • Prática odontológica garantida nos laboratórios e clínica, incluindo materiais e instrumentais; 
  • Prática desde o início do curso com cenários diversificados, incluindo o SUS, IMIP e o CSim; 
  • Atividades interprofissionais, incluindo cenários teóricos e práticos no CAAIS; 
  • Contato com inovações na Odontologia, incluindo laser de alta potência;
  • Aprendizagem em pequenos grupos, com o método ABP.

*O método da Aprendizagem Baseado em Problemas (ABP) propicia a construção do conhecimento de forma construtiva, contextual, cooperativa e autodirigida. Para o desenvolvimento dessa proposta utiliza-se como veículo principal o grupo tutorial. A dinâmica tutorial fundamenta-se em encontros, duas vezes por semana, com no máximo 12 estudantes por grupo, distribuídos de forma randômica e facilitados por um tutor.  A metodologia ABP parte de uma situação problema para a formulação dos objetivos de aprendizagem, que irá subsidiar o estudo individual e posterior compartilhamento do conhecimento no grupo tutorial.  No intervalo das tutorias, o estudante participa do ambiente virtual de aprendizagem mediado pelo tutor. Trata-se, portanto, de um processo acolhedor, acessível e inclusivo, estando o estudante no centro do processo. 

Em consonância com suas diretrizes curriculares (Resolução CNE/CES 3, de 21 de junho de 2021) tem como tem como meta o desenvolvimento do perfil profissional do egresso um Cirurgião-dentista com formação generalista, que expresse a formação ética, humanística, empreendedora, crítica e reflexiva, capacitado para atuar em harmonia com a equipe de saúde bucal e demais profissionais, intervindo interprofissionalmente e com base em evidências científicas no processo saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, desenvolvendo ações de escuta, motivação, prevenção, promoção, recuperação e reabilitação, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social, inovação, liderança e compromisso com a cidadania e sua educação permanente. 

Atendendo às competências gerais de formação, conforme as DCNs: Atenção à Saúde, Tomada de Decisão, Comunicação, Liderança, Gestão em Saúde e Educação Permanente, são trabalhados três eixos temáticos norteadores: 

  • Interprofissionalidade e Responsabilidade Social 
  • Odontologia Interdisciplinar nos Ciclos da Vida 
  • Ética, Gestão, Pesquisa e Inovação 

Foram contempladas no Projeto Pedagógico as áreas de conhecimento descritas nas Diretrizes Curriculares (BRASIL, 2002):

  • Ciências Biológicas e da Saúde – incluem-se os conteúdos (teóricos e práticos) de base moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, aplicados às situações decorrentes do processo saúde-doença no desenvolvimento da prática assistencial de Odontologia;
  • Ciências Humanas e Sociais – incluem-se os conteúdos referentes às diversas dimensões da relação indivíduo/sociedade, contribuindo para a compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais, nos níveis individual e coletivo, do processo saúde-doença.
  • Ciências Odontológicas – que incluem os conteúdos (teóricos e práticos) de: propedêutica clínica, onde serão ministrados conhecimentos de patologia bucal, semiologia e radiologia; clínica odontológica, onde serão ministrados conhecimentos de materiais dentários, oclusão, dentística, endodontia, periodontia, prótese, implantodontia, cirurgia e traumatologia buco-maxilo-faciais; e odontologia pediátrica, onde serão ministrados conhecimentos de patologia, clínica odontopediátrica e de medidas ortodônticas preventivas.

O estudante vivencia práticas em laboratórios do 1º ao 6º período do curso. A infraestrutura para essas atividades contam com os seguintes espaços: 

  • Laboratório de Habilidades Semiologia 
  • Laboratório de Habilidades Procedimentos; 
  • Laboratório de Imagem; 
  • Laboratório de Anatomia Digital; 
  • Laboratório de Anatomia Modelo; 
  • Laboratório de Anatomia Dissecção; 
  • Laboratório de Odontologia I e II; 
  • Laboratório de Recursos Digitais; 
  • Laboratório de Comunicação; 
  • Laboratório Multidisciplinar; 
  • Laboratório de Microbiologia; 
  • Laboratório de Hematologia, Imunologia e Bioquímica; 
  • Estúdio de Produção de conteúdo EAD. 

No currículo do curso de odontologia da FPS há a Vivência da Prática Profissional (1.646 horas) que inclui a prática de assistência ao paciente desde o 1º período, nos cenários de: 

  • Prática em Atenção Primária 
  • Prática em Clínica Odontológica 
  • Prática Inteprofissional  

Além disso, o Estágio curricular supervisionado (824 horas) possibilita experiências diversificadas com as instituições conveniadas do 5º ao 10º períodos do curso. 

A Pesquisa na FPS, realizada de modo indissociável com o Ensino e a Extensão, permeia todos os níveis de ensino e tem por objetivo a produção do conhecimento, o desenvolvimento do espírito crítico e do pensamento analítico. Visa a formação do cidadão profissional empreendedor/inovador e à melhoria da qualidade de vida da população. Envolve Responsabilidade Social como eixo articulador das atividades de ensino e de extensão, propiciando o fluxo teoria-prática; a iniciação científica como ferramenta privilegiada no desenvolvimento do processo investigativo, analítico e crítico  para o discente de graduação; a produção e disseminação do conhecimento técnico-científico com o desenvolvimento de habilidades na comunicação das informações decorrentes das pesquisas em eventos científicos; e incentiva a criação, desenvolvimento e a consolidação de Grupos de Pesquisa no desenvolvimento de programas de pós-graduação. 

A política de pesquisa da FPS tem como objetivos: 

  • Articulação entre as atividades de iniciação à pesquisa científica com a formação profissional prevista nos projetos pedagógicos dos cursos.  
  • Incentivar e apoiar permanentemente à participação de estudantes em processo de seleção de órgãos de fomento à pesquisa.  
  • Estimular ao aumento progressivo da produção científica e tecnológica.  
  • Estabelecer e ampliar convênios com instituições de pesquisa nacionais e internacionais.  
  • Estreitar a relação com os diversos órgãos de fomento à Pesquisa.  
  • Estimular o aumento de projetos submetidos às agências de fomento.  

A política de pesquisa da FPS se ancora na percepção de que a investigação científica não é somente um instrumento de fortalecimento do ensino, mas também, e, sobretudo, é um meio de renovação do conhecimento, reconhecendo no desenvolvimento da investigação científica um valioso instrumental pedagógico. 

A FPS enquanto instituição acadêmica, assumiu o compromisso do fazer científico entendendo que a Extensão é indissociável a esse processo inserindo em sua política o olhar democrático e humanizado que a Extensão proporciona.  

As atividades de Extensão da FPS são realizadas dentro das oito áreas temáticas que o MEC orienta. São elas: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia e produção e trabalho. Entre programas, projetos, oficinas e cursos a FPS possui atualmente vinte atividades de Extensão além do Fórum realizado anualmente que tem por objetivo propagar a importância da troca de saberes! 

Clique aqui e conheça as atividades de extensão da FPS.

  • Vestibular Online 
  • Vestibular presencial 
  • Nota do ENEM 
  • PROUNI 
  • FIES 
  • FORMASUS 
  • Transferência externa 
  • Portador de Diploma 

A FPS oferece cursos com o propósito de apoiar o discente na superação de possíveis barreiras ao seu aprendizado, a esses cursos se convencionou chamar de “nivelamento”, mas a partir do nosso referencial pedagógico, desejamos com a oferta deles, potencializar a capacidade de aprendizagem dos nossos estudantes, valorizando o seu conhecimento prévio e a sua capacidade de modificar um perfil inicial. 

 

 

História da Filosofia 

40h 

Oficinas Literárias 

40h 

História da Arte 

40h 

Inovação e Empreendedorismo 

40h 

Clínica de Laserterapia  

40h 

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO