Nota de esclarecimento – estudantes do internato

Aos estudantes do internato de Medicina e do último ano dos cursos da FPS.

Devemos informar que todas as medidas que a Faculdade Pernambucana de Saúde está  implementando em relação a este grupo de estudantes acima citados vem em cumprimento de determinações das autoridades sanitárias e educacionais. Acesse abaixo os documentos

Nota informativa da Diretoria Geral de Educação na Saúde (DGES)
Portaria nº 356 do MEC

Estamos concluindo uma escala de rodízios por dias que será brevemente disponibilizada e que aloca os estudantes em um menor número nos vários cenários de prática para evitar aglomeração desnecessária.

Os EPIs disponibilizados para cada estudante na Secretaria Acadêmica diariamente seguem protocolo quanto ao tipo e quantidade necessária dependendo do cenário de prática.
Todos os EPIs são adquiridos de fabricantes licenciados e fiscalizados pela ANVISA/APEVISA.

Sabemos que estamos vivendo dias difíceis e, por isso, só devemos nos informar e dar crédito a fontes idôneas e oficiais (OMS, MS, SES, SMS) das autoridades sanitárias para evitarmos pânico.

Por fim, profissionais de saúde e estudantes destas profissões devem tomar suas precauções e se prevenirem, mas sem esquecer que não podemos faltar ao nosso povo neste momento.

Para os estudantes do quinto e sexto anos de Medicina e do internato de Enfermagem:

As atividades de plantão nas emergências obstétrica, pediátrica e SPA estão suspensas até o dia 31 de março de 2020, quando será divulgada a nova escala, com intuito de reduzir o número de pessoas circulantes e manter o número mínimo de doutorandos que possam contribuir, com segurança, para a assistência (segurança própria, dos colegas e pacientes).

Essa suspensão aguardará a nova estruturação das Emergências do IMIP.

Com isso, os estudantes do quinto e sexto anos de Medicina e do internato de Enfermagem, a partir do dia 23 de março de 2020, permanecerão nos cenários de internação hospitalar do IMIP, de acordo com as escalas divulgadas.

Com essa divisão, estaremos reduzindo a quantidade de pessoas circulantes, contribuindo para a segurança de todos e preservando a qualidade da assistência e do ensino.

As tutorias do internato estão suspensas. O compartilhamento de materiais científicos será realizado pelos preceptores de cada cenário conforme os assuntos discutidos, lançando mão das tecnologias disponíveis.

Os demais cursos aqui não contemplados devem seguir com as escalas de acordo com a reestruturação dos cenários de prática ainda em implementação no IMIP.

Estudantes impossibilitados de comparecer às atividades programadas devem comunicar previamente à sua coordenação imediata para avaliação de casos específicos.

Recife 23 de março de 2020

A Coordenação Acadêmica