Anterior

Impacto da Nutrição Clínica no tratamento de doenças crônicas

Você sabia que a Nutrição Clínica é uma das principais áreas de atuação na equipe multidisciplinar de um hospital? 

Isso acontece porque o nutricionista avalia cuidadosamente o paciente, realizando uma avaliação minuciosa, através da análise estado nutricional durante seu internamento e acompanhamento ambulatorial, principalmente, nos casos cada vez mais frequentes de pacientes crônicos que acometidos com doenças como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, distúrbios alimentares, entre outros.

A nutrição clínica auxilia o indivíduo a preservar e/ou recuperar seu estado nutricional e como consequência melhorar a sua qualidade de vida e de saúde, para realização de suas atividades diárias.

Na leitura de hoje, vamos te mostrar como essa área está em evidência no mercado de trabalho.

O que é a Nutrição Clínica?

A Nutrição Clínica representa uma área da nutrição dedicada à aplicação dos princípios nutricionais com o propósito de avaliar, diagnosticar e tratar condições de adoecimento e particulares de cada indivíduo. 

Dessa forma, esta área de atuação utiliza conhecimentos nutricionais para fomentar a saúde, prevenir doenças e abordar questões de saúde por meio do acompanhamento nutricional, da prescrição dietética e de orientações nutricionais personalizadas.

Qual a importância de uma terapia individualizada?

De acordo com a nutricionista e mestre em Ciências Luciana Zuolo Coppini:

“A terapia nutricional individualizada e especializada é indicada para suprir as necessidades nutricionais do organismo prevenindo a perda de peso e de massa muscular e contribuindo para diminuir as complicações durante a internação e evitando o aporte excessivo de nutrientes, o qual pode causar danos ao paciente como, por exemplo, sobrecarga dos órgãos e sistemas.”

Em julho, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou o relatório “O Estado de Segurança Alimentar e Nutrição no mundo 2023” que, entre alguns dados, traz a afirmação de que 21,1 milhões de pessoas no Brasil viveram em situação de insegurança alimentar grave entre 2020 e 2022.

 A desnutrição representa um grande fator de risco, por isso, é muito importante que as etapas de análise sejam respeitadas. O Manual de Terapia Nutricional de Atenção Especializada Hospitalar do Ministério da Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, traz recomendações específicas para profissionais que atuam em equipes multidisciplinares.

 As etapas essenciais de uma terapia nutricional são:

● Triagem nutricional 

● Avaliação nutricional de pacientes em risco nutricional ou desnutridos

● Cálculo das necessidades nutricionais 

● Indicação da Terapia Nutricional a ser instituída

● Monitoramento/acompanhamento nutricional

● Aplicação dos indicadores de qualidade na Terapia Nutricional

 Você, nutricionista, poderá ler um pouco mais sobre o manual aqui

Como o nutricionista auxilia no tratamento de doenças crônicas?

● Ter uma atenção no consumo da alimentação de pacientes crônicos é uma das principais ações do nutricionista. Provavelmente, você conhece alguém que sofre de hipertensão e precisa ter um cuidado com o sal. Certo? E é bem assim que acontece.

● Ter o controle no consumo de alimentos é essencial para prevenir os riscos de adoecimento.

● Reconhecer quais são os alimentos que ajudam a melhorar a saúde e consequentemente o sistema imunológico, saber orientar as melhores escolhas alimentares, através do valor nutricional dos alimentos, tão importantes e necessários para auxiliar o equilíbrio da saúde. Além disso, trazer uma abordagem de empatia e encorajamento ao paciente sobre mudanças de comportamento, bem como, estabelecer uma relação de confiança entre paciente e familiares durante o tratamento/acompanhamento.

Quais são as áreas de atuação em Nutrição Clínica?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é a Nutrição Clínica e como essa área auxilia diversos setores em um hospital e na qualidade de vida do paciente, trouxemos uma lista atualizada do Conselho Federal de Nutricionistas sobre o mercado de trabalho.

O nutricionista clínico poderá atuar em assistência nutricional e dietoterápica de hospitais e ambulatórios, unidades de pronto atendimento (UPA), atenção nutricional domiciliar e postos de saúde, fornecendo e garantindo a recuperação da saúde dos pacientes. 

Leituras que podem ser do seu interesse:

Áreas da nutrição: 6 possibilidades de atuação! Confira!

O que um nutricionista faz? Tudo sobre a profissão!

Área da saúde, um mercado que está sempre em oferta, entenda!

Objetivo da pós em Nutrição Clínica da FPS e IMIP

Chika Wakiyama, coordenadora do curso de Nutrição Clínica FPS-IMIP, comenta sobre os benefícios desse curso para a sua carreira.

Dê o play e confira!


Você é da área de Nutrição e está procurando um aprofundamento teórico-científico que te inspire, te possibilita maior segurança para atuação profissional e condução de seus pacientes?  Aproveite essa oportunidade e tenha aulas com docentes que têm expertise clínica e vivência prática no IMIP, o maior complexo hospitalar de ensino do Norte e Nordeste. Aqui você também poderá ter uma vivência prática no IMIP.

Matricule-se agora na pós-graduação em Nutrição Clínica da Faculdade Pernambucana de Saúde e IMIP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *