ERRATA – Comunicado sobre matrículas e mensalidades 2021.1

Prezados estudantes – (veteranos e novatos)

Chegamos ao fim de mais um semestre e estamos iniciando um novo, ainda numa situação diferente de qualquer experiência pela qual já passamos. São outros tempos, tempos difíceis. Mas o nosso esforço é para que superemos essa crise juntos, vocês com o mínimo de prejuízo possível e a FPS preservando sua existência durante e após a crise. E, por isso, desde o início da pandemia estamos constantemente estudando e discutindo as melhores decisões que podem ser tomadas diante de uma situação tão inesperada como esta.

Reforçamos o nosso compromisso de entregar ao estudante uma educação de qualidade, buscando as melhores soluções que o momento permite, com a manutenção das tutorias no formato online, mas com atividades em tempo real, permitindo chegar o mais perto de uma “normalidade” possível. Além das tutorias, também conseguimos retomar às atividades práticas, montando um novo cronograma para que os estudantes pudessem repor as atividades do primeiro semestre e ainda foram desenvolvidas outras atividades acadêmicas ao longo deste período, promovendo discussões importantes para a formação acadêmica.

Contudo, sabemos que ainda é um momento delicado não apenas no cenário da educação e saúde, mas também no econômico. A crise que se instala junto com a pandemia da COVID19 atinge a todos: FPS, colaboradores, estudantes, pais e responsáveis financeiros. Por tudo isso, apresentamos a seguinte decisão*:

MATRÍCULA:

• O desconto de 6% (seis por cento) sobre o valor bruto da mensalidade para os estudantes veteranos e novatos no pagamento pontual da mensalidade (matrícula) no vencimento será prorrogado até o dia 14 de janeiro de 2021, para os veteranos, e em data a ser anunciada, após o encerramento do processo seletivo, para os novatos, mantendo-se o desconto da pontualidade, sem multa, juros ou correção monetária;
  • Além do desconto da pontualidade de 6% (seis por cento), de que trata o item anterior, será concedido um desconto adicional, sucessivo e cumulativo de 24% (vinte e quatro por cento) sobre o valor da mensalidade para os estudantes veteranos e novatos que efetuarem o pagamento da matrícula na data do seu vencimento**.

MENSALIDADES (EXCETO MATRÍCULA):

• Desconto de 6% (seis por cento) sobre o valor bruto da mensalidade para os estudantes veteranos e novatos no pagamento pontual da mensalidade no dia 05 de cada mês;
  • Além do desconto da pontualidade de 6% (seis por cento), de que trata o item anterior, não será concedido um novo desconto adicional e cumulativo sobre o valor bruto da mensalidade para os estudantes veteranos e novatos, permanecendo devido o valor contratado da semestralidade a partir da segunda mensalidade (fevereiro).

As políticas de descontos adicionais praticadas pela FPS ao longo do ano de 2020 só foram possíveis por conta de um imenso esforço financeiro da FPS, que reviu seu cronograma financeiro, adiando a execução de investimentos e custos. Tratou-se de uma medida arrojada, cuja manutenção não se torna mais viável em razão da evolução acentuada da inadimplência, aumento de custos com investimentos em tecnologia e Equipamentos de Proteção Individual (EPI), dentre outros, que interferiram no equilíbrio orçamentário e fluxo da caixa da faculdade. Por esse motivo, a FPS se viu obrigada a rever tais políticas de descontos, substituindo-as pelas ora anunciadas. Ainda assim, em novo esforço econômico-financeiro, a FPS comunica a manutenção dos descontos especiais, nos seguintes termos:

DESCONTOS ESPECIAIS

• Em solidariedade àqueles Estudantes, Pais e Responsáveis Financeiros que sofreram abalo financeiro crítico, decorrente de desemprego, suspensão ou encerramento de sua atividade profissional ou empresarial, a Faculdade se dispõe a negociar cada caso individualmente, podendo conceder desconto ou prazo adicional para pagamento. Para tanto, o interessado deve enviar uma mensagem para o endereço eletrônico agora@fps.edu.br, formulando proposta de pagamento da mensalidade e apresentando os documentos comprobatórios do abalo financeiro.

Lembramos que direção, coordenações, corpo docente e corpo técnico administrativo unem forças, diariamente planejando as melhores soluções para a execução das atividades acadêmicas. Graças a esses esforços a FPS conseguiu cumprir a quase totalidade carga horária prevista para os seus cursos da graduação, sendo que a ínfima parcela das atividades práticas que ainda não foram executadas deverão ser repostas já no primeiro trimestre de 2021, garantindo-se que não existam perdas para nenhum estudante. Tudo isso é fruto de constante avaliação dos variados cenários de evolução da pandemia e planejamento do calendário acadêmico de acordo com cada um deles.

Enquanto isso, todas as adaptações necessárias, para que o retorno presencial aconteça com segurança, estão sendo realizadas no campus da FPS.

A Faculdade Pernambucana de Saúde reitera seu compromisso de qualidade na educação, seriedade e solidariedade, estando certa que tem adotado todas as providências possíveis para enfrentar este momento junto com seus docentes, discentes, pais, corpo técnico administrativo e sociedade.

* Os descontos de que tratam este comunicado não são cumulativos com outros descontos eventualmente concedidos aos estudantes, pais ou responsáveis financeiros, sendo que o desconto da pontualidade poderá ser revogado a qualquer tempo nos termos previstos no edital do processo seletivo, edital de matrícula e/ou contrato.

** O desconto de 24% (vinte e quatro por cento) no valor da matrícula será aplicado sobre o valor da mensalidade de janeiro, após a aplicação do desconto da pontualidade de 6% (seis por cento).