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Grau

Bacharelado

Duração

5 anos

Modalidade

Presencial

Turno

Tarde

Nota MEC

5

Carga Horária

4.228h

Valorizar o ser humano e exercer a cidadania são os principais pilares do curso de Enfermagem da FPS – Faculdade Pernambucana de Saúde. Com atividades de prática em Atenção Primária e objetivos de aprendizagem que são pré-definidos para cada período, os estudantes de Enfermagem da FPS aperfeiçoam o currículo aprendendo e respeitando os princípios éticos e legais da profissão. 

As atividades práticas do curso são realizadas nos laboratórios da faculdade e também no nosso Hospital Ensino, o IMIP (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira), nos hospitais conveniados: o Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP e outros hospitais da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco – SES-PE.

Áreas de atuação 

O profissional de Enfermagem possui uma área ampla de atuação. Alguns exemplos são as dimensões de assistência, gestão, ensino e pesquisa, como consultor, administrador, docente, pesquisador, perito e também profissional liberal. 

Os campos de prática para a atuação são diversos e incluem: instituições hospitalares e ambulatoriais, unidades básicas de saúde, serviços de atendimento domiciliar, creches, escolas, instituições de longa permanência para idosos, centros de reabilitação, indústrias, empresas, forças armadas, entre outros. 

Renovação de Reconhecimento – Enfermagem – Portaria MEC nº 949 de 30.08.21 (DOU 31.08.2021)

O curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS é desenvolvido de forma presencial com 4430 horas na matriz EI e 4228 horas na matriz EFM em processo de implantação a partir de 2023.1, dispostas em 5 anos de integralização. As atividades teóricas e de laboratórios de habilidades são desenvolvidas no campus localizado na cidade do Recife, enquanto as atividades em cenários de prática real, na Rede do Sistema Único de Saúde, tendo como hospitais conveniados: o Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP e outros hospitais da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco – SES-PE.

O curso de Enfermagem da FPS tem como diferenciais:

  • A inserção dos estudantes no campo de prática ocorre já no primeiro período, tendo como cenário prioritário as Estratégia de Saúde da Família, e a partir do 4º período, iniciam a prática hospitalar no IMIP com seguimento até o final do curso. 
  • A inserção dos estudantes no campo de prática ocorre já no primeiro período, tendo como cenário prioritário as Estratégia de Saúde da Família, e a partir do 4º período, iniciam a prática hospitalar no IMIP com seguimento até o final do curso. 
  • A organização curricular é distribuída por módulos compostos por conteúdos que integram os diversos saberes da enfermagem.
  • O acompanhamento do processo de formação do estudante ocorre diariamente nos diversos cenários de aprendizagem.

O currículo de Enfermagem da FPS coerente com a estrutura curricular, com os planos nacional, estadual e municipal de saúde, com pressupostos, princípios e diretrizes comuns para a graduação na área da saúde (Resolução nº 569, de 8 de dezembro de 2017), com as diretrizes curriculares para graduação em Enfermagem (RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2001.) e as novas práticas emergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso, está estruturado de modo a diversificar os cenários de aprendizagem e propor a inserção do estudante nos espaços do SUS, ao longo de todo curso, do primeiro ao décimo período, tem como principal objetivo formar um profissional crítico e reflexivo, com competência técnico-científica e ético-política a partir das transformações da realidade social, que valorize o ser humano em sua totalidade e, no exercício da cidadania, respeitando os princípios éticos e legais da profissão, com base nos princípios da equidade, integralidade, interdisciplinaridade e solidariedade.

As áreas temáticas imprimem uma dinâmica na proposta pedagógica, tendo como preocupação central a inter-relação dos conhecimentos sem superposição de conteúdos. Esta proposta é desenvolvida em estruturas de módulos obrigatórios, e/ou atividades acadêmicas complementares, com graus de complexidade crescente, obedecendo os objetivos do processo de formação.

O curso de Enfermagem propõe cinco áreas temáticas: 

  • Bases biológicas do processo saúde doença em saúde/enfermagem;
  • Bases humanas e sociais e suas dimensões sobre processo saúde-doença;
  • Bases teórico-metodológicas do trabalho de enfermagem;
  • Processo assistir/intervir e gerenciar da enfermagem;
  • Processo ensinar/aprender e investigar da enfermagem.

CAAIS

O Centro de Atenção e Aprendizagem Interprofissional – CAAIS se constitui como centro avançado de aprendizagem interprofissional na formação da Faculdade Pernambucana de Saúde, tem o objetivo de planejar, sistematizar, acompanhar, avaliar e elaborar evidências científicas e indicadores de processo e de resultado da adoção da educação interprofissional em saúde na FPS. 

  • Laboratório de Prática do Cuidar;
  • Laboratório de Anatomia 1;
  • Laboratório de Anatomia 2;
  • Laboratório de Recursos Digitais;
  • Laboratório de Comunicação:

           – Comunicação: (leitura e interpretação de textos; interprofissional; jornalística)

           – Introdução à língua inglesa e Inglês instrumental

           – Libras para o profissional Enfermeiro

Na atividade de prática em atenção primária, desde o primeiro período, os estudantes são divididos em grupos, com objetivos de aprendizagem pré-definidos para cada período. Os alunos frequentam uma unidade da Estratégia de Saúde da Família sob a supervisão permanente de preceptores, que são profissionais capacitados. A atividade começa no primeiro período do curso e segue até o último período, com graus crescentes de autonomia.

Como proposta de atendimento Interprofissional avançado de aprendizagem, a Instituição possui o Centro de Atenção e Aprendizagem Interprofissional – CAAIS, que tem o objetivo de planejar, sistematizar, acompanhar, avaliar e elaborar evidências científicas e indicadores de processo e de resultado da adoção da educação interprofissional em saúde na FPS. 

A Pesquisa na FPS, realizada de modo indissociável com o Ensino e a Extensão, permeia todos os níveis de ensino e tem por objetivo a produção do conhecimento, o desenvolvimento do espírito crítico e do pensamento analítico. Visa a formação do cidadão profissional empreendedor/inovador e à melhoria da qualidade de vida da população. Envolve Reponsabilidade Social como eixo articulador das atividades de ensino e de extensão, propiciando o fluxo teoria-prática; a iniciação científica como ferramenta privilegiada no desenvolvimento do processo investigativo, analítico e crítico para o discente de graduação; a produção e disseminação do conhecimento técnico-científico com o desenvolvimento de habilidades na comunicação das informações decorrentes das pesquisas em eventos científicos; e incentiva a criação, desenvolvimento e a consolidação de Grupos de Pesquisa no desenvolvimento de programas de pós-graduação. 

A política de pesquisa da FPS tem como objetivos:

I. Articulação entre as atividades de iniciação à pesquisa científica com a formação profissional prevista nos projetos pedagógicos dos cursos;

II. Incentivar e apoiar permanentemente à participação de estudantes em processo de seleção de órgãos de fomento à pesquisa;

III. Estimular ao aumento progressivo da produção científica e tecnológica;

IV. Estabelecer e ampliar convênios com instituições de pesquisa nacionais e internacionais;

V. Estreitar a relação com os diversos órgãos de fomento à Pesquisa;

VI. Estimular o aumento de projetos submetidos às agências de fomento.

A política de pesquisa da FPS se ancora na percepção de que a investigação científica não é somente um instrumento de fortalecimento do ensino, mas também, e, sobretudo, é um meio de renovação do conhecimento, reconhecendo no desenvolvimento da investigação científica um valioso instrumental pedagógico.

A FPS enquanto instituição acadêmica, assumiu o compromisso do fazer científico entendendo que a Extensão é indissociável a esse processo inserindo em sua política o olhar democrático e humanizado que a Extensão proporciona.

As atividades de Extensão da FPS são realizadas dentro das oito áreas temáticas que o MEC orienta. São elas: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia e produção e trabalho. Entre programas, projetos, oficinas e cursos a FPS possui atualmente vinte atividades de Extensão além do Fórum realizado anualmente que tem por objetivo propagar a importância da troca de saberes!

Clique aqui e conheça as atividades de extensão da FPS.

  • Vestibular Online
  • Vestibular presencial
  • Nota do ENEM
  • PROUNI
  • FIES
  • FORMASUS
  • Transferência externa
  • Portador de Diploma

A FPS oferece cursos com o propósito de apoiar o discente na superação de possíveis barreiras ao seu aprendizado, a esses cursos se convencionou chamar de “nivelamento”, mas a partir do nosso referencial pedagógico, desejamos com a oferta deles, potencializar a capacidade de aprendizagem dos nossos estudantes, valorizando o seu conhecimento prévio e a sua capacidade de modificar um perfil inicial.

Curso de Linguagem

Escrita e Produção Acadêmica

Curso de Inglês

 

História da Filosofia

40h

Oficinas Literárias

40h

História da Arte

40h

Inovação e Empreendedorismo

40h

COORDENAÇÃO

ENFERMAGEM - CRISTINA FIGUEIRA

Cristina Figueira

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO