Comunicado sobre fechamento do semestre 2020.1 e início do semestre 2020.2

Caros estudantes

Continuamos, desde o início, com o compromisso de monitorar permanentemente o cenário regional e nacional, acompanhando e acatando as definições dos órgãos oficiais de saúde e do poder público que regula nossa atuação, buscando nos adaptar, para seguir em frente. Para isso, diretoria, docentes e equipes não têm medido esforços para que vocês continuem a sua formação, mesmo com as limitações e incertezas impostas por esse cenário.

Como vocês, estamos ansiosos para retomar plenamente as atividades no nosso Campus. No entanto, a responsabilidade pela saúde da comunidade acadêmica estará sempre em primeiro lugar.
Assim, enquanto não nos for permitido o retorno presencial com segurança ao nosso campus, expomos abaixo nossas definições para fechamento do semestre 2020.1 e início do semestre 2020.2.

Para o nosso planejamento foram relevantes os seguintes pontos:

1. Portaria nº 544 de 17 de junho de 2020 que “Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus – Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020”;
  2. O Art. 1º da retromencionada Portaria autorizar, em caráter excepcional, a substituição das disciplinas presenciais, em cursos regularmente autorizados, por atividades letivas que utilizem recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais, por instituição de educação superior integrante do sistema federal de ensino, de que trata o art. 2º do Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017;
  3. E o fato de, ainda, prevalecer o Decreto n.º 48.810 editado pelo Governo do Estado, que em seu art. 6º-A, determinando a suspensão do funcionamento das escolas, universidades e demais estabelecimentos público e privado em todo o Estado de Pernambuco.

Para seguir em frente:

INFORMAMOS

1 – ESTUDANTES VETERANOS DA FPS
As atividades acadêmicas do 1º semestre (2020.1), serão encerradas no dia 31/07/2020.
A atividades do 2º semestre (2020.2) serão iniciadas em 10/08/2020, conforme planejamento do 2º semestre dos respectivos cursos, dando continuidade às atividades tutoriais de forma remota, até que haja condições do retorno presencial com segurança para todos.

As pendências relativas às práticas (laboratoriais, PAP e de estágio) do 1º semestre serão repostas durante o 2º semestre, de acordo com o Plano de Reposição do 1º semestre, relativas à cada curso, os quais serão enviados pelos respectivos cursos.

2. ESTUDANTES INGRESSANTES NA FPS 2020.2
As atividades acadêmicas serão iniciadas no dia 03/08/2020, conforme orientações e cronograma entregues no ato da matrícula.
As atividades tutoriais serão realizadas de forma remota até que haja condições do retorno presencial.

As demais atividades de prática (laboratoriais e PAP), ocorrerão de acordo com as estratégias de Planejamento (Plano de Reposição do 1º semestre e Planejamento do 2º semestre), relativas a cada curso, as quais serão enviadas pelos respectivos cursos.

Ressaltamos que as referidas informações convalidam todos os atos já adotados pela instituição e que a mesma se reserva no direito de adotar novas medidas, que, porventura, sejam necessárias a minimizar os efeitos oriundos da pandemia do COVID-19, sempre comunicando aos seus estudantes e mantendo, como de costume, a clareza de seus atos.

Seguimos à disposição nos nossos canais de atendimento e lembramos que, no nosso site, estão todos os serviços online que oferecemos para apoiar você neste momento.

Secretaria Acadêmica: as solicitações devem ser realizadas pelo Aluno Online. Os e-mails para contato são secretariaacademica@fps.edu.br / registrodenotas@fps.edu.br.
Secretaria Acadêmica – Centro Acadêmico IMIP: funcionamento normal.
Biblioteca: estará fechada para atendimento. Todos os livros foram renovados automaticamente para o dia 07/08. Reservas estão suspensas.
A Minha Biblioteca foi contratada para ofertar um acesso ampliado para 6. 000 títulos. Atualmente, a assinatura da biblioteca virtual contempla o acesso a 10 .000 livros por tempo indeterminado. O acesso se dá através da portal tutoria online para todos estudantes de graduação e docentes da FPS.
Para assuntos sobre trabalhos de conclusão de curso e fluxo de envio de dissertações: tcc@fps.edu.br, produção técnica e solicitação de ISBN: bibliofps@fps.edu.br , para dúvidas e outras solicitações: yale.araujo@fps.edu.br.

Financeiro: as solicitações devem ser realizadas pelo e-mail financeiro@fps.edu.br.
Tecnologia da Informação e Comunicação: o suporte para os estudantes deve ser pelo e-mail apoioestudante@fps.edu.br . Para os docentes, pelo canal de suporte do Webex Teams ou pelo e-mail tecnologia@fps.edu.br.
PAP: as atividades práticas continuam suspensas.
Extensão: os editais dos projetos de extensão e o curso de Libras estão suspensos até que as atividades presenciais da FPS retornem.
Ouvidoria: as solicitações podem ser realizadas pelo formulário do site da FPS ou pelo e-mail ouvidoria@fps.edu.br.
Marketing: as solicitações devem ser realizadas pelo e-mail marketing@fps.edu.br.
Departamento Pessoal: as solicitações devem ser realizadas pelo e-mail dp@fps.edu.br.
Comitê de Ética: os pesquisadores podem continuar enviando projetos pela Plataforma Brasil. As solicitações devem ser realizadas pelo e-mail comite.etica@fps.edu.br.

E as coordenações de curso estarão à disposição para atendimento de solicitações online e informações em geral.
Enfermagem: professora Cristina Figueira (cristinafigueira@fps.edu.br)
Farmácia: professora Falvia Moraes (flavia.moraes@fps.edu.br)
Fisioterapia: Professora Doralice Gouveia (dora@fps.edu.br)
Medicina: professor Edvaldo Souza (Edvaldo.s@fps.edu.br)