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APRESENTAÇÃO

Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde foi criado em 2011, com o intuito de contribuir com a resolução de problemas reais identificados na prática profissional, fortalecendo assim a educação e o ensino em saúde na região Nordeste.

Trata-se de um programa stricto sensu de cunho multiprofissional que discute de forma ativa e inovadora as dimensões dos processos cognitivos de aprendizagem, pesquisa e elaboração de projetos, além da gestão de processos educacionais na saúde, com ênfase na análise e (re)desenho curricular, desenvolvimento de expertise e de produtos educacionais, habilidades profissionais e práticas docentes nos múltiplos ambientes de ensino-aprendizagem da saúde com foco nas metodologias ativas de ensino e com a participação de docentes e discentes na construção colaborativa do conhecimento.

O principal objetivo do programa é prover formação técnico-científica pós-graduada a docentes, preceptores e profissionais que comprovadamente atuam em processos educacionais na área de ensino em saúde tornando-os altamente qualificados para identificar problemas reais e buscar soluções, formando um perfil de profissional mais crítico, reflexivo e inovador, capaz de intervir e impactar positivamente na sua área de atuação.

O curso é regulamentado pela Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (CAPES). Vide Portaria DOU nº609, de 14 de março de 2019.


Área de Concentração: Educação na Área de Saúde


Coordenador do curso:
PROF. JOSÉ ROBERTO DA SILVA JUNIOR
roberto.junior@fps.edu.br 

Coordenadora Adjunta:
PROF. JULIANY VIEIRA
julianyvieira@fps.edu.br

Público-Alvo

Profissionais de nível superior que possuam vínculo com atividades ou processos pedagógicos formais na área de docência, gestão, supervisão ou preceptoria nos diversos campos de atuação e níveis de ensino na área da saúde.

Objetivos

Objetivo Geral

O Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde tem por objetivo prover formação técnico-científica pós-graduada a docentes, preceptores e profissionais de nível superior que comprovadamente atuam em processos educacionais na área da saúde.

Objetivos Específicos

  • Promover formação altamente qualificada, de forma que profissionais, preceptores e docentes produzam conhecimento e desenvolva habilidades para o desenvolvimento de docência e pesquisas em ensino na área da saúde a partir da identificação de problemas reais de sua prática profissional, utilizando-se de metodologias ativas de ensino-aprendizagem;
  • Promover o desenvolvimento de profissionais, preceptores e docentes mais críticos, reflexivos e inovadores, capazes de avaliar processos de ensino, desenvolver produtos, gerir e promover ações e mudanças inovadoras dentro do seu ambiente profissional, tanto na esfera pública quanto privada;
  • Promover formação interprofissional conferindo capacidade técnica, pedagógica e científica ao discente, voltada para o desenvolvimento de educação permanente, além de avaliação, produtos e ações educacionais com foco na atenção à saúde integral e de melhor qualidade, comprometida com o fortalecimento e consolidação do SUS.

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Educação na Área de Saúde

Linhas de Pesquisa:

  • ESTRATÉGIAS, AMBIENTES E PRODUTOS EDUCACIONAIS INOVADORES: investiga como o processo de ensino-aprendizagem promove o desenvolvimento de competências profissionais (conhecimentos, habilidades e atitudes), destacando a utilização de diferentes estratégias e ambientes educacionais com ênfase em metodologias ativas. Propõe o desenvolvimento de produtos educacionais como agentes transformadores para a educação e o ensino na área de saúde, considerando o contexto e as especificidades regionais.
  • PLANEJAMENTO, GESTÃO E AVALIAÇÃO DE PROCESSOS EDUCACIONAIS: propõe estratégias de planejamento e de gestão educacional enfatizando os processos organizacionais, de liderança, gestão do conhecimento, bem como o desenvolvimento de modelos instrucionais de análise e (re)desenho de currículos na área da saúde. Destaca abordagens inovadoras de avaliação de aprendizagem em ambientes educacionais e cenários de prática.

 

Estrutura Curricular

Módulo e Carga horária

  • O Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde tem um mínimo 46 (quarenta e seis) créditos distribuídos em módulos (disciplinas), sendo 24 (vinte e quatro) créditos correspondentes aos módulos (disciplinas) obrigatórios, 04 (quatro) créditos correspondentes aos módulos (disciplinas) optativos e 18 (dezoito) créditos correspondentes a elaboração e defesa do trabalho de conclusão de curso (dissertação).
  • No total, o curso terá uma carga horária mínima de 690 horas.
  • Será exigido um mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência nos módulos (disciplinas) cursados;
  • Os módulos (disciplinas) serão ministrados em forma de exposição, seminários, discussão em grupo, trabalhos práticos, investigação, estágios ou outros procedimentos didáticos próprios de cada área, incluindo treinamento em serviço e atividades extramuros, como por exemplo, nos projetos de extensão.
  • Além dos módulos (disciplinas), a estrutura curricular prevê a elaboração do trabalho de conclusão de curso (Dissertação) que deve contribuir para o desenvolvimento de produtos técnicos e científicos com aplicabilidade prática para o ensino na área de educação e saúde, devendo o pós-graduando demonstrar capacidade de domínio e sistematização do tema e da metodologia científica adotada.


Módulos (Disciplinas) obrigatórios:  

  1. O Sistema Único de Saúde e a educação no Brasil (02 créditos/30h)
  2. Processo de ensino-aprendizagem: aprendizagem e cognição (03 créditos/45h)
  3. Análise e Desenho de Currículos na Saúde (02 créditos/30h)
  4. Metodologia Científica da Pesquisa (04 créditos/60h)
  5. Avaliação e garantia de qualidade (02 créditos/30h)
  6. Habilidades profissionais e práticas docentes (02 créditos/30h)
  7. Liderança, Organização e Gestão educacional (02 créditos/30h)
  8. Docência e Planejamento Educacional (03 créditos/45h)
  9. Seminários em Educação para o Ensino na área de Saúde (02 créditos/30h)
  10. Prática Profissional Supervisionada (02 créditos/30h)

 

Módulos (Disciplinas) optativos: 

  1. Formação de tutores para EAD (4 créditos/60horas)
  2. Elaboração de produtos técnico-tecnológicos (2 créditos/30horas)
  3. Ciência e tecnologia aplicada à educação em saúde (2 créditos/30horas)
  4. Tópicos avançados em pesquisa em educação em saúde (2 créditos/30horas)
  5. Elaboração de artigo técnico-científico (2 créditos/30horas)
  6. Leitura crítica de artigo técnico-científico (1 crédito/15 horas)

O programa desenvolve ainda atividades extramuros, como por exemplo, visitas ao campo de prática profissional e/ou local de trabalho do discente pelos orientadores como forma de supervisionar a prática profissional do mestrando e auxiliá-lo no desenvolvimento de alternativas para a resolução dos problemas propostos para o desenvolvimento da pesquisa no mestrado, possibilitando a identificação de demandas e acompanhamento da implementação de produções adequadas, de acordo com a real necessidade dos serviços.

Além disso, os mestrandos contam com cenários de prática real no hospital escola da FPS, o Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira -  IMIP e são estimulados a participarem de projetos de extensão da Instituição. Com isso, busca-se ampliar a visão de atuação profissional e estimular a busca de conhecimento para desenvolver habilidades e competências necessárias para a atuação profissional nos diferentes contextos educacionais da saúde.

Os módulos (disciplinas) optativos poderão ser cursados em uma das Pós-graduações stricto sensu da FPS ou de outra Instituição, desde que reconhecidas pelo MEC e validadas pelo Colegiado do Programa. Mantemos uma parceria estabelecida com o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Integral do IMIP (cursos de mestrado acadêmico e doutorado em Saúde Integral) que anualmente disponibiliza vagas em suas disciplinas optativas para os nossos mestrandos.

 

Parcerias

Nacionais

  • Secretarias de Saúde (Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe e Moreno);
  • Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP (hospital de ensino da FPS);
  • Empresa Algo Mais
  • Sispat 
  • FOZ - Centro de Inovação em Saúde e Educação – FOZ

Internacionais

  • Programa de Intercâmbio FPS - University of Miami
  • Instituto Confúcio, China
  • Universidade de Trieste, Itália
  • Universidade de Bologna, Itália
  • Programa de Intercâmbio FPS - IFMSA BRAZIL

Mais informações, clique aqui.

Regime de aulas

A oferta dos módulos (disciplinas) acontece nas sextas-feiras (17h às 22h) e sábados (8h às 18h), quinzenalmente.

Os horários de acompanhamento e desenvolvimento da dissertação são definidos em conjunto com o orientador ao longo da semana.

 

Documentos

Regimento da Pós-graduação da FPS
Regimento do curso
Calendário de atividades - Turma 09 (2019-2021)
Comunicado sobre os procedimentos e orientações da Pós-graduação Stricto Sensu da FPS - COVID-19
Credenciamento e Recredenciamento Docente
Cronograma de Atividade Docente 2021.2
Cronograma de Atividades - Turma 10
Guia de Planejamento Estratégico - Mestrados FPS
PDI 2020-2024
Projeto de Autoavaliação
Projetos Qualificados - 2017-2020

Processo Seletivo

São oferecidas anualmente, 30 (trinta) vagas para o Curso de Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na área de Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) disponibilizadas através de edital público.

O concurso conta com as seguintes etapas:

1ª Etapa: Prova escrita (Prova de conhecimentos específicos discursiva e prova escrita discursiva de compreensão de língua inglesa

2ª Etapa: Análise de Currículo Lattes

3ª Etapa: Análise do pré-projeto,

4ª Etapa: Entrevista

 

Edital nº 061/2021 - Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
1ª ERRATA - Edital nº 061/2021 - Alteração do Cronograma

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Nosso curso de Mestrado é presencial, e como parte integrante das metodologias ativas, principalmente considerando a expertise da FPS com a utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas, os estudantes são estimulados a utilizarem como ferramenta de apoio um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como parte integrante das suas atividades para discussão de objetivos de aprendizagem dos grupos tutoriais, contato com os colegas para troca de informações em grupos de discussão ou mesmo com os docentes do mestrado ao longo do curso.

O uso dessa ferramenta facilita o acompanhamento dos estudantes considerando o intervalo entre as atividades de sala de aula na FPS. É também um ambiente utilizado para disponibilização de notas das atividades e para dar e receber feedback entre coordenação, discentes e docentes.

 

 

Dissertações

O trabalho de conclusão de curso é apresentado no formato de Dissertação e deve contribuir para o desenvolvimento de produtos técnicos e científicos com aplicabilidade na área de ensino em saúde, devendo o pós-graduando demonstrar capacidade de domínio e sistematização do tema e da metodologia adotada com vistas a desenvolver produtos técnicos/tecnológicos voltados para melhoria e resolução de problemas reais da prática profissional.

As dissertações do Programa estão disponibilizadas em nosso Repositório Institucional Salus:

ANO TÍTULO AUTOR
2021

Construção e validação de manual para curso técnico em enfermagem

NASCIMENTO, Mirtson Aécio dos Reis
2021 Elaboração de curso à distância para a atuação efetiva do tutor no Fórum na aprendizagem baseada em problemas VERGOLINO, Thaís Vasconcelos Oliveira
2021 Elaboração e validação de um instrumento padronizado de avaliação global de competências para múltiplos cenários do exame clínico objetivo estruturado SIDRIM, Leoncio Bem
2021 Elaboração e validação de curso na modalidade à distância sobre ciências básicas para especialização em oftalmologia. GONDIM, Manoela Pessoa de Melo Corrêa
2021 Elaboração e validação de competências para a prática da corrida de rua na formação de profissionais de graduação dos cursos de Educação Física MELO, Stella de Maria Leite Silva
2021 Significados atribuídos pelo docente à vivência com o teste de habilidades e competências clínicas específicas em um curso médico CASTRO, Karina Freire de Lucena 
2021 Consumo de suplementos alimentares por estudantes da área de saúde antes e durante a pandemia por SARS-COV-2 FERREIRA, Gilvanete de Araújo
2021 Espiritualidade e saúde na perspectiva do adulto jovem. OLIVEIRA, Fabiana Cristina Sobral de
2021 Elaboração e validação de um curso para desenvolvimento de docentes da área de saúde em Aprendizagem Baseada em Equipes (Team Based Learning) BASTOS, Tereza Christina Gomes do Nascimento e Silva
2021 Elaboração e validação de um manual para intervenções farmacêuticas na saúde mental de usuários na atenção primária BEZERRA, Everton Rodrigues
2021 Conhecimento e opinião de discentes de um curso de medicina de Pernambuco sobre e-patients e digital health MONTEIRO, Lisius Uchôa Garcia
2021 Disponibilidade para aprendizagem interprofissional em cursos de saúde em uma faculdade do nordeste brasileiro FEITOSA, Cleyton Anderson Leite
2021 Análise da implantação da sala de aula invertida na aprendizagem do exame clínico no curso de graduação de medicina PATRIOTA, Rodrigo de Lemos Soares
2021 Desenvolvimento de aplicativo sobre intubação orotraqueal em adulto para profissionais de saúde LIMA FILHO, Alípio Agra

Acesse abaixo os resumos das dissertações produzidas no último quadriênio (2017-2020):

Dissertações - Ano Base: 2020
Dissertações - Ano Base: 2019
Dissertações - Ano Base: 2018
Dissertações - Ano Base: 2017

Produtos Técnicos e Educacionais

No decorrer do curso, cada mestrando deverá produzir, no mínimo, um produto técnico-tecnológico (PTT) relacionado ao tema do seu trabalho de conclusão de curso, sob a supervisão e coautoria do seu orientador;

Os Produtos Técnicos-tecnológicos e Educacionais do Programa estão disponibilizados em nosso Repositório Institucional Salus:

ANO TÍTULO AUTOR
2021 Aprendizagem baseada em problemas: manual para técnicas básicas de curso técnico em enfermagem NASCIMENTO, Mirtson Aécio dos Reis; ANDRETO, Luciana Marques; WEISS, Maria Helena
2021 Relatório técnico: elaboração e validação de um instrumento padronizado de avaliação global de competências para múltiplos cenários do exame clínico objetivo estruturado SIDRIM, Leoncio Bem; BEZERRA, Patrícia Gomes de Matos; FALBO NETO, Gilliatt Hanois
2021 Manual do avaliador: instrumento padronizado de avaliação global de competências em múltiplos cenários do OSCE para o curso de medicina

SIDRIM, Leoncio Bem; BEZERRA, Patrícia Gomes de Matos; FALBO, Ana Rodrigues; FALBO, Conrado Vito Rodrigues; FALBO NETO, Gilliatt Hanois; VIEIRA, Juliany Silveira Braglia César; BARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes; MELO, Mônica Cristina Batista de; BARBOSA JÚNIOR, Severino de Souza; BRAGA, Taciana Duque de Almeida; XAVIER, Suzana Corrêa

2021 Curso na modalidade à distância para a participação efetiva do tutor no fórum na aprendizagem baseada em problemas VERGOLINO, Thais Vasconcelos Oliveira; FALBO, Ana Rodrigues; SILVA, Bruno Hipólito da
2021 Instrumento padronizado de avaliação global de competências para o OSCE (versão final) SIDRIM, Leoncio Bem; BEZERRA, Patrícia Gomes de Matos; FALBO NETO, Gilliatt Hanois
2021 Curso na modalidade à distância sobre ciências básicas para especialização em oftalmologia GODIM, Manoela Pessoa de Melo Corrêa; BEZERRA, Patrícia Gomes de Matos; FALBO, Ana Rodrigues
2021 Relatório técnico: Significados atribuídos pelo docente à vivência com o teste de habilidades e competências clínicas específicas em um curso médico CASTRO, Karina Freire de Lucena; BEZERRA, Patrícia Gomes de Matos; FALBO, Ana Rodrigues; 
2021 Suplementos alimentares: como o seu consumo irracional pode provocar danos à saúde? FERREIRA, Gilvanete de Araújo; SOUZA, Edvaldo da Silva; 
2021 Guia sobre competências para a prática da corrida de rua na formação dos profissionais dos cursos de graduação em educação física MELO, Stella de Maria Leite Silva; SANTOS, Carmina da Silva; ARAÚJO, Yale Simone Oliveira Henriques Veras de
2021 Maastricht clinical teaching questionnaire GOMES, Orlando Vieira; ANDRETO, Luciana Marques; LIMA, Tereza Rebecca de M.

PRODUTOS TÉCNICOS-TECNOLÓGICOS (PTT) QUALIFICÁVEIS PARA A ÁREA DE ENSINO

A Área de Ensino considera PTT aqueles vinculados à dissertação/tese, desenvolvidos por discentes/egressos, com a participação de docentes do PPG em avaliação.

Acesse aqui os tipos de PTT considerados pela Área de Ensino da CAPES.

DOCUMENTOS ORIENTADORES

GT CAPES - Produção Técnica
Orientações quanto ao registro de resultados e produção intelectuais

Inovação

  • Metodologia Ativa de Ensino-Aprendizagem
  • Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da FPS
  • Núcleo de educação a distância (EAD)
  • Centro de Inovação em Saúde e Educação – FOZ

 

 

Egressos

Acesse aqui relatório com a descrição detalhada da atuação profissional de nossos egressos.

Acompanhamento de egressos

Repositório Institucional

O repositório institucional da FPS é o local de acesso a informações advindas dos produtos técnicos, dissertações e outras informações acadêmicas provenientes de  produções da graduação, iniciação científica e da pós graduação lato e stricto sensu. Além de acompanhar a produção intelectual da instituição, reúne, divulga e facilita o acesso a informações confiáveis e seguras.