Inscrições abertas

Clique no botão ao lado e acesse a área dos processos seletivos Quero ser FPS

A Educação Física é uma importante profissão da área de saúde, a qual apresenta imprescindível papel para sociedade no tocante a promoção, manutenção, prevenção, tratamento e recuperação da saúde. O curso de Graduação em Educação Física da FPS traz uma proposta pioneira e inovadora no Brasil. Será a primeira Instituição de Ensino Superior a oferecer um curso de Graduação em Educação Física com Intervenção voltada à Saúde e com o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas em todas as atividades de ensino-aprendizagem.

Esse modelo curricular facilita a ação produtiva do estudante, tornando-o sujeito no processo de construção do conhecimento.


Autorização do Curso Portaria MEC Nº608, de 16/12/2020 (D.O.U. de 18/12/2020, Seção 1, pág.68).
Código e-MEC - Educação Física (Bacharelado): 1547443
Código e-MEC - Educação Física (Licenciatura): 1547556

aluna com camisa verde

Objetivos e Formas de Ingresso

Promover uma formação profissional em Educação Física generalista, que tenha possibilidade de ação e intervenção pedagógica, orientação para balizar suas ações políticas, éticas e técnicas, demonstrando competências voltadas às ciências da atividade física/exercício físico, esportivas e recreativas de forma inovadora, atuando em equipes multiprofissionais, intervindo com rigor científico na prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, na perspectiva de manter e/ou aprimorar as capacidades psíquicas e físicas nas diferentes manifestações e expressões da atividade física/exercício físico, com compromisso ético-social.

FORMAS DE INGRESSO

Os estudantes podem ingressar via Vestibular, Seleção pela nota do ENEM, Transferência ou como Portador de Diploma. Todos os editais das seleções ficam disponíveis no site da instituição durante os processos.

O curso de Graduação em Educação Física da FPS terá ingresso único, destinado tanto ao bacharelado quanto a licenciatura. Dessa forma, para os dois primeiros anos do curso, os alunos irão cursar uma etapa comum (1º ao 4º período) que compreende o núcleo de estudos de formação geral identificador da área. Ao finalizar a etapa comum, o estudante poderá, via edital interno da Instituição de Ensino Superior FPS, selecionar qual modalidade irá cursar na etapa específica (Bacharelado em Educação Física ou Licenciatura em Educação Física – dois últimos anos – 5º ao 8º período) na qual o estudante, a partir da sua opção terá acesso aos conhecimentos específicos da área escolhida.

Eixos Temáticos

Para concepção do currículo, os semestres do Curso de Graduação em Educação Física são norteados pelos seguintes eixos:

- Educação Física, Ensino, Esporte, Cultura e Lazer 
- Didática no Ciclo da Vida / Ciclo da Vida e Treinamento Físico 
- Educação e Corpo Humano Saudável / Corpo Humano Saudável e Treinamento Físico 
- Educação Física na Prevenção, Promoção e Reabilitação em Saúde 
- Habilidades e Atitudes 
- Ética, Gestão, Políticas Públicas e Pesquisa na Educação Física 
- Prática da Saúde e Educação

Infraestrutura e Laboratórios

O curso de Graduação em Educação Física da FPS oferece uma infraestrutura privilegiada, considerada como única na região para a vivência da prática. Conta com um complexo esportivo, contendo duas quadras poliesportivas indoor, uma pista de atletismo indoor, um campo de Society, piscina semiolímpica, quadra de esportes de areia, sala de atividades rítmicas e outros. Além disso, os estudantes de Educação Física terão acesso aos laboratórios de: a) Anatomia e Modelos; b) Imagens; c) Comunicação e Ensino; d) Recursos Digitais; e) Primeiros Socorros; f) Fisiologia e Desempenho Humano; g) Práticas Esportivas e de Ensino; h) Cultura, Movimento Corporal e Práticas de Ensino; os quais foram desenvolvidos com equipamentos de última geração e com alto nível sensibilidade científica. Permitindo ao estudante de Educação Física se qualificar tecnicamente e com segurança para encarar com o máximo de precisão os diferentes desafios da profissão.

Nestes laboratórios, os estudantes podem realizar procedimentos técnicos e práticos como: avaliação da composição corporal, avaliação ergoespirométrica, avaliação de desempenho esportivo, identificação de talento esportivo, estratificação de risco cardiovascular, testes de funcionalidade e força muscular e outras avaliações do movimento humano.

Vivência da Prática Profissional

O curso de graduação em Educação Física da FPS, busca proporcionar intervenções e experiências profissionais aos seus acadêmicos desde o ingresso na instituição até o último período. Conhecer as principais áreas de atuação a qual o futuro profissional irá atuar no cotidiano, potencializa e promove um maior interesse em aprender na prática os conhecimentos necessários para uma formação com qualidade, concretizando todos os temas e conteúdos abordados nos laboratórios da FPS e salas de tutorias, com um grande diferencial, em área externa e diferente da estrutura educacional habitual com contato direto com a comunidade.

O estudante de Educação Física da FPS transita em diferentes áreas de atuação profissional, aproximando o estudante ao ambiente profissional. Além disso, permite aos estudantes a percepção acerca de requisitos profissionais, identificação de campos ou áreas de trabalho e o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas interativas com espaços profissionais, inclusive escolas de educação básica, academias de ginástica, Centros de treinamento, Clubes, Hospitais, Centros de reabilitação, Sistema Único de Saúde (SUS), Programas de Saúde da Família (PSF), são alguns exemplos da atuação do Profissional de Educação Física diante da atual sociedade. Todas as atividades ocorrem com a supervisão permanente de preceptores treinados.

Pesquisa, Extensão e Nivelamento

A Pesquisa na FPS, realizada de modo indissociável com o Ensino e a Extensão, permeando todos os níveis de ensino, tem por objetivo a produção do conhecimento, o desenvolvimento do espírito crítico e do pensamento analítico, visando à formação do cidadão profissional empreendedor, à melhoria da qualidade de vida da população, sendo compreendida como:

I. Responsabilidade social;
II. Eixo articulador das atividades de ensino e de extensão, propiciando o fluxo teoria-prática;
III. Ferramenta privilegiada de iniciação científica, no processo investigativo, para o discente de graduação;
IV. Produção e disseminação do conhecimento técnico-científico;
V. Incentivadora do desenvolvimento e a consolidação de Grupos de Pesquisa;
VI. Promotora do desenvolvimento de programas de pós-graduação.

EXTENSÃO

As mudanças no mundo contemporâneo conferem às Instituições de Ensino Superior um papel estratégico no desenvolvimento das sociedades. Diante dessa realidade, em consonância com sua missão e considerando as diretrizes nacionais para as IES, a FPS propõe-se a desenvolver uma política de extensão, articulada com o ensino e a pesquisa, em busca da construção de um projeto societário que permita, de forma efetiva, concretizar uma pauta de inclusão social, a formação cidadã e humanista, na perspectiva de desenvolvimento integral do ser humano. 

As atividades de extensão contemplam ações junto à comunidade, desde atividades assistenciais, de educação em saúde, cidadania. Sabendo da importância de alinhar as atividades acadêmicas e extensão, estão sendo desenvolvidos junto ao curso de graduação em Educação Física, diferentes atividades extensionistas, com os objetivos de: (a) promover inclusão social, educacional e promoção da saúde bio-psicossocial para moradores da comunidade ao redor da IES; (b) contribuir para o desenvolvimento social e econômico da população; (c) produzir novos conhecimentos advindos da troca de saberes entre a comunidade e o estudante; (d) estabelecer uma interação dialógica entre a Sociedade e a Instituição de Ensino Superior.

As atividades extensionistas desenvolvidas no curso de Graduação em Educação Física atendem as seguintes modalidades: I - programas; II - projetos; III - cursos e oficinas; IV - eventos; V - prestação de serviços.  Todas serão abordadas, conforme as seguintes áreas temáticas: a) comunicação, b) cultura, c) direitos humanos e justiça, d) educação, e) saúde, f) meio ambiente, g) tecnologia e produção, h) trabalho.

Abaixo algumas das atividades de extensão do curso de Educação Física da FPS:
PodCast FPS ativa / FPS Ativa / Oficina Mendeley / Prática em Saúde e Educação / Baseada em Evidência / Oficina de Análise de Desempenho Esportivo / Tenda da Saúde / Meeting de Educação Física, Saúde e Educação da FPS / Atleta FPS.

NIVELAMENTO

  • Módulo de Libras; 
  • Módulo de Nivelamento em Bases Biológicas e Bioquímica Aplicada à Educação Física;
  • Curso de Inglês;
  • Curso de Linguagem, Escrita e Produção Acadêmica.

• Prof. Dr. Raphael José Perrier Melo

Coordenador do curso